CLIMA

Fumaça das queimadas na região amazônica vai retornar ao Sul do Brasil com impactos principalmente no Rio Grande do Sul

MetSul Meteorologia alerta que grande quantidade de fumaça do Norte do Brasil e Bolívia vai chegar ao RS, SC e PR

Por Metsul Publicado em 29/08/2024 08:50 - Atualizado em 29/08/2024 09:00

A MetSul Meteorologia adverte que a fumaça das queimadas na região amazônica vai retornar ao Sul do Brasil com impactos principalmente no Rio Grande do Sul durante esta segunda metade da semana, causando redução de visibilidade e afetando a qualidade do ar em diferentes.

Paulo Pinto/Agência Brasil

O corredor de fumaça abrange milhares de quilômetros, passando pela Bolívia, Paraguai e o Nordeste da Argentina. O elevado número de queimadas em agosto contribuiu para o cenário, que atualmente está presente no Norte do Brasil.

A fumaça será trazida para o Sul por uma corrente de jato em baixos níveis, um vento que passa a cerca de 1.500 metros de altitude e se origina no Sul da Amazônia e descerá até o território gaúcho. É justamente esse corredor de vento quente e seco que transporta a fumaça para o Sul juntamente com o ar tropical que eleva a temperatura.

Por conta disso, o Rio Grande do Sul deverá ter tardes mais quentes na sexta e no próximo sábado. Algumas cidades poderão ter marcas que ficarão perto ou acima de 30ºC

Normalmente, nesta época do ano, estes corredores de fumaça alcançam o Sul do Brasil. Isso se dá quando as correntes de vento passam a ser de Norte. Às vezes, a fumaça da Amazônia desce até mais ao Sul e alcança a região de Buenos Aires e mais raramente o Norte da Patagônia.

Leia a matéria original em: https://metsul.com/correntes-d...

Termos relacionados