Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Defesa Civil confirma ocorrência de tornado no Meio-Oeste de SC

Rajadas de vento em Campos Novos chegaram a 123 km/h; quatorze municípios ficaram sem luz na região.

NSCTotal
por  NSCTotal
29/05/2021 21:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um tornado atingiu Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, nesta sexta-feira (28). A informação foi confirmada pela Defesa Civil neste sábado (29). No município, casas foram destelhadas e um caminhão chegou a tombar com a força do temporal.

Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento no município chegaram a 123 km/h. Um levantamento inicial do Corpo de Bombeiros, contabilizou 60 destelhamentos. Lonas foram distribuídas aos moradores.

Foto: Rádio Capinzal

Os bairros mais afetados foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial. Os socorristas receberam relatos de feridos, mas as pessoas teriam ido ao hospital por conta própria.

As fortes chuvas também provocaram a queda de quatro torres de transmissão da energia elétrica na região de Videira, no Oeste. Quatorze municípios registraram falta de luz. Segundo a Celesc, até as 17h40 a energia já tinha sido restabelecida em 26.217 unidades consumidoras, cerca de 29% dos afetados.

A empresa informou que está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador. A previsão de chegada é na tarde de domingo (30).

Os temporais na região, segundo a Defesa Civil, foram causados pela passagem de uma frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE