Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Depois de 14 dias do acidente, carreta submersa no rio Irani, pode causar danos ambientais

Segundo o engenheiro do IMA, o óleo diesel, mesmo em pequenas quantidades, pode causar contaminação à fauna e flora local.

Atual FM
por  Atual FM
04/02/2021 10:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

 Após 14 dias, a carreta Scania, com placas de Minas Gerais, que foi encontrada dentro do rio Irani, entre as cidades de Chapecó e Arvoredo, permanece submersa a uma profundidade de oito metros, de acordo com os bombeiros.

O corpo do motorista de 42 anos foi encontrado no dia seguinte ao acidente pelo Corpo de Bombeiros após 5 horas de buscas.

Segundo o major Camiliano do Amarante da PMRv (Polícia Militar Rodoviária), a seguradora é a responsável por fazer a remoção da carreta. “Tentamos contato com a seguradora, mas ainda nada foi resolvido. Informamos os órgãos ambientais”, disse.

Impactos ambientais

O engenheiro do IMA/SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) em Chapecó, Guilherme Borsatto Sartori, explica que um caminhão tem de 200 a 400 litros de óleo diesel no tanque e, em especial esse contaminante, mesmo em pequenas quantidades, pode causar contaminação à fauna e flora local.

Ele esclarece que os possíveis impactos ambientais causados pela permanência da carreta são relacionados principalmente aos óleos combustível e lubrificantes que certamente estavam presentes no veículo no momento do acidente.

“Estes combustíveis e lubrificantes possuem em sua composição substâncias consideradas cancerígenas, podendo ocasionar impactos nos peixes, gado que é abastecido com essa água, podendo atingir as pessoas que consomem estes animais”.

De acordo com Sartori, a princípio é possível reverter os danos ambientais causados em curto período de tempo após a retirada do veículo, mas uma avaliação técnica é necessária para dizer com propriedade se será ou não necessária novas intervenções na área.

Retirada com segurança

O engenheiro esclarece que normalmente a simples retirada do veículo é realizada com acompanhamento de corpo técnico especializado que julga qual é a melhor opção no momento. Segundo ele, o acompanhamento de profissionais visa minimizar qualquer externalidade negativa advinda desse processo com ações imediatas de contenção e remoção de contaminantes caso necessário.

Crime ambiental

Conforme o engenheiro, o IMA entrará em contato com a empresa responsável e a notificará para promover a imediata retirada do veículo. O não atendimento da solicitação feita pelo órgão ambiental é motivo de infração administrativa conforme prevê o art. 80 do Decreto 6.514/08.

Paralelo a isso, e, a constatação de efetiva poluição ambiental também é passível de autuação (art. 61. Decreto federal 6.514/008) sendo, portanto, cumulativas eventuais sanções.

Sartori ressalta que, ao que tudo indica, o veículo não transportava produtos classificados pela ONU (Organização das Nações Unidas) como perigosos, o que careceriam de licença ambiental específica para isso. Nesse caso, as sanções seriam mais severas uma vez que os impactos ao meio ambiente seriam potencializados. (Por ND+)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE