Cidade
Depois de muitos anos de espera CEJA Erechim terá sede própria
Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) tem previsão de ser inaugurado em março e está localizado junto ao Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin e faz parte do Investe + Erechim
O novo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Erechim), localizado junto ao Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, está quase pronto. A sede está prevista para ser inaugurada em março e faz parte do maior programa de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, com grandes obras em áreas prioritárias: educação, saúde, infraestrutura, cultura, inovação e lazer.
Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos
Segundo a secretária de Educação, Verenice Lipsch, a nova sede própria do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) vai atender em torno de 300 estudantes. “Estamos na fase de acabamentos nas obras, quando estiver pronta, os estudantes do CEJA terão acesso a um espaço amplo e moderno, totalmente, reestruturado. Depois de muitos anos de espera o CEJA Erechim terá sede própria”, explica a secretária.
O local vai ter 5 salas de aulas, biblioteca, sala de professores, banheiros com acessibilidade, salas de coordenação e direção. “É mais um avanço na educação pública do município que vai oportunizar as condições adequadas para o processo de ensino-aprendizagem”, disse a secretária.
Conforme a secretária, Verenice Lipsch, a nova sede do CEJA é mais um investimento, na área educacional, para melhorar a educação pública de Erechim. “Este é o nosso papel como gestores”, afirma.
A coordenadora de Divisão de EJA – Setor Pedagógico, Vivian Destri, comenta que o CEJA Erechim tem como lema “Educação ao longo da vida: exercendo a cidadania”, e tem como finalidade oportunizar escolarização aos jovens e adultos que não tiveram acesso na idade própria e que pretendem dar continuidade aos estudos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais.
“Além disso, o CEJA faz a articulação entre os assuntos abordados nas aulas e o mundo do trabalho, estabelecendo relações entre as áreas do conhecimento e as experiências de vida diária dos estudantes”, afirma.
A coordenadora, Vivian Destri, enaltece a função primordial que o CEJA cumpre no município. “Que é contribuir com a elevação da escolaridade dos erechinenses e, consequentemente, refletindo em uma sociedade mais justa, igualitária e feliz. De 2010 até dezembro de 2022, 1.734 estudantes concluíram o Ensino Fundamental pelo CEJA ”, explica.
O maior programa de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, vai entregar grandes obras neste ano, são elas:
- Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara
- UBS Escola do Bairro Progresso
- Distrito Industrial Giácomo Madalozzo
- Primeira etapa do Parque do Arvoredo
- Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin
- Sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)
- Usina solar fotovoltaica
- Usina de asfalto quente
- CRAS Itinerante
- Farmácia Móvel
- Primeira etapa da iluminação de LED
- Pavimentação da Avenida Tiradentes
- Revitalização do Parque Natural Municipal Longines Malinowski