Deputada Carla Zambelli deixa o Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão

A deputada disse que a mãe passará a administrar as redes sociais e que já pediu a substituição do nome de usuário, para que ela não perca os milhões de seguidores que têm em caso de decisão judicial.

Por Redação Foto: Lula Marques/EBC Publicado em 03/06/2025 11:48 - Atualizado em 03/06/2025 12:40

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (3) que está fora do Brasil. Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, ela afirmou estar na Europa, sem revelar o país, e que solicitará licença de seu mandato na Câmara dos Deputados.

"Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Vim, inicialmente, para continuar um tratamento médico que já realizava aqui e agora vou pedir meu afastamento do cargo. Isso é previsto na Constituição. Acho que mais pessoas conhecem essa possibilidade hoje em dia, como aconteceu com o Eduardo [Bolsonaro]", declarou Zambelli.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Primeira Turma da Corte fixou pena de 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado, além da perda do mandato (a ser oficializada pela Câmara após o trânsito em julgado) e a inelegibilidade. Zambelli também foi condenada ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Ela ainda responde a outro processo no STF, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O julgamento foi suspenso em março, após pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Termos relacionados