EM JUNHO
Deputado Paparico Bacchi irá homenagear o Grupo Chiquito e Bordoneio
A entrega da Medalha da 56ª Legislatura ao conjunto musical está prevista para o dia 5 de junho durante a Quinta Galponeira, no CTG Independência Gaúcha, em Esteio
O Deputado Paparico Bacchi vai conceder a Medalha da 56ª Legislatura ao Grupo Chiquito & Bordoneio, por sua trajetória e contribuição significativa à música regionalista gaúcha. A aprovação foi oficializada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, por iniciativa do próprio parlamentar.
A homenagem será realizada no dia 5 de junho, durante o evento chamado Quinta Galponeira, no CTG Independência Gaúcha, em Esteio.
Chiquito & Bordoneio
O Grupo Chiquito & Bordoneio, fundado em 5 de janeiro de 1995, em Erechim, pelo renomado gaiteiro Francisco Desidério Alves Corrêa, carinhosamente conhecido como Chiquito, tem uma história que se confunde com a própria evolução da música tradicionalista gaúcha. Originalmente, o nome Bordoneio já era utilizado em um LP de 1991, mas foi com a formação liderada por Chiquito que o grupo tomou forma definitiva.

Entre os principais sucessos do grupo, destacam-se canções como "Fungando Poeira", "Da Estância Pra Venda", "No Compasso da Sanfona", "Roda Morena" e "Domador e Gaiteiro". O Chiquito & Bordoneio sempre manteve o compromisso com a tradição, sem deixar de lado a inovação, mantendo o amor e o respeito pela cultura gaúcha.
Amizade com Gildinho
Além do reconhecimento ao trabalho do grupo, esta homenagem também carrega um simbolismo especial para o Deputado Paparico Bacchi. Durante muitos anos, o parlamentar manteve uma amizade próxima com o músico Gildinho, irmão de Chiquito, e que foi parte essencial da formação inicial dos Monarcas.
Para Paparico, a Medalha da 56ª Legislatura é um reconhecimento a trajetória do grupo Chiquito & Bordoneio. Um reflexo do compromisso do parlamentar com a cultura do Rio Grande do Sul e com aqueles que ajudam a manter viva a tradição gaúcha.