Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Terezinha Vilk/Emater/RS-Asc
Agro

Desafios e potencial da ovinocultura são debatidos em seminário em Estação

Seminário foi realizado na sexta-feira, dia 02 com a participação de mais de 150 pessoas da região.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
09/09/2022 16:09 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A necessidade da organização da cadeia produtiva da ovinocultura no Alto Uruguai, o potencial econômico da atividade na região, os desafios, manejo adequado, sanidade animal, melhoramento genético, escolha certa da raça, padronização do rebanho, adaptações na propriedade. Estes foram alguns dos temas que marcaram o primeiro seminário de Ovinocultura, realizado no município de Estação, na sexta-feira (02/09) com a participação de mais de 150 pessoas da região. O público recebeu as boas-vindas da equipe do Escritório Municipal de Estação integrada por Cesar Lucas Panno, Marcos Antonio Gobbo, e Marisa Secco.

Também foram destaques nas palestras as principais características das raças tanto para produção de carne como de leite. As palestras foram ministradas pelo extensionista da Emater/RS-Ascar e doutor em Agroecossistemas Vilmar Fruscalso, pelo médico veterinário Wilson Radaelli, do Ministério da Agricultura, pelo médico veterinário Júnior Bregalda, do Senar. As palestras foram realizadas na parte da manhã, na comunidade Vista Alegre.

Fruscalso observou que a ovinocultura pode ser conciliada com outras atividades é viável para a região do Alto Uruguai e é favorecida pelo clima. Dentre os pontos positivos para a criação de ovelhas chamou atenção para a necessidade de incremento do consumo da carne, arranjo da cadeia produtiva.

Radaeli defendeu um conjunto de práticas integradas para que o produtor tenha sucesso na atividade. Para isso, destacou a importância de o produtor planejar, fazer seleção dos animais, ter padrão de animais, fazer manejo correto e na sanidade animal e nutrição. “A genética traz a padronização dos animais e essa é uma das exigências do mercado”, reforçou. Radaelli falou das características das raças explicou os cuidados pré e pós-monta, entre outros assuntos.

Junior Bregalda palestrou sobre Verminoses e Doenças na Ovinocultura. Ele falou sobre o comportamento e características dos animais acomentidos e as formas de como tratá-las. “É muito importante a imunização do rebanho anualmente”, aconselhou.

Após as palestras aconteceu a abertura do evento com a presença do prefeito Zimmermann, do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, do secretário municipal da Agricultura, Gerson Tonioli, do presidente da comunidade Ronei Brandelise, do presidente do Sindicato Rural em Getúlio Vargas, Luiz Carlos Silva.

Ao meio dia todos participaram de almoço à base de carne ovina.

A programação seguiu a tarde com uma visita técnica na propriedade da família do produtor Darci José Tomasini onde foram reforçadas as orientações e recomendação aos produtores ligados a atividade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE