Segurança

Desastre histórico atinge o Chile com incêndios florestais gigantescos

O Chile foi atingido pelo que se denomina de uma tempestade de fogo.

Por Metsul Publicado em 04/02/2024 20:45 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O Chile foi atingido pelo que se denomina de uma tempestade de fogo. De acordo com a classificação da NOAA, um incêndio florestal – ou vários incêndios florestais na mesma área – pode causar uma tempestade de fogo. Uma tempestade de fogo ocorre quando o calor de um incêndio cria seu próprio sistema de vento. Este fenômeno pode levar a efeitos meteorológicos extremamente perigosos.

Numa tempestade de fogo, que somente ocorre em grandes incêndios florestais, à medida que o calor do fogo original absorve cada vez mais o ar circundante, uma corrente de vento ascende na atmosfera com fortes rajadas de vento direcionadas ao redor do fogo, aumentando as chamas.

Pelo terceiro dia, o Chile combatia neste domingo os incêndios florestais mais mortíferos da sua história recente, com vários pontos ardendo. Os incêndios florestais sem precedentes que atingiam a região de Valparaíso, no centro do Chile, já deixaram 99 mortos, informou neste domingo o Serviço Médico Legal. Há centenas de desaparecidos. 

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Na cidade de Viña del Mar, também na região central de Valparaíso, as vítimas ficam sem teto e procuram vizinhos e animais de estimação em ruas cheias de escombros queimados. A prefeita local afirma que há quase 400 desaparecidos na cidade.Viña del Mar, 120 km a Noroeste de Santiago, foi uma das áreas mais atingidas pelos piores incêndios florestais que o Chile sofreu na sua história recente

No terceiro dia da crise dos incêndios, o foco está em Las Tablas, o mais importante foco de chamas no entorno de Valparaíso, que ainda está ativo e “cobre um perímetro de 80 km”, disse Tohá. Em toda a região, conhecida pelas praias turísticas e pela produção de vinho, bombeiros, 1.300 militares e voluntários civis estão destacados para ajudar no combate às chamas, mas também às vítimas que perderam tudo. 

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA 

Na última década, multiplicaram-se no Chile episódios de mega incêndios florestais relacionados com condições meteorológicas extremas, altas temperaturas, uma seca prolongada, construção de casas em locais não licenciados e uma grande percentagem devido à negligência humana. 

Uma onda de calor com temperaturas máximas recordes assola atualmente o Cone Sul da América do Sul, onde o fenômeno climático natural El Niño é agravado pelo aquecimento global causado pela atividade humana, segundo especialistas. A mesma região do desastre de agora enfrentou incêndios catastróficos em 2014, descritos como menores que os atuais.

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As áreas mais afetadas ficam perto das praias do Pacífico, 80 e 120 km a Noroeste de Santiago, onde operam empresas vinícolas, agrícolas e madeireiras. A região recebe nesta época do ano um grande número de turistas. Os fortes ventos levam as chamas para fábricas e estabelecimentos comerciais.

Leia a matéria completa publicada pela Metsul:  https://metsul.com/tempestade-... .

Conteúdo relacionado

Termos relacionados