Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

DetranRS destaca importância dos motoboys na pandemia e pede reconhecimento aos profissionais

A pressão e o risco fazem parte da rotina desses profissionais.

Ascom /DetranRS
por  Ascom /DetranRS
21/07/2021 08:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cozinheiros, atendentes de farmácia, caixas de supermercado, caminhoneiros, motoboys. Esses são alguns dos heróis menos explícitos durante o período da pandemia. Eles continuaram se deslocando e trabalhando para que a população pudesse ficar em casa, ajudando a conter a disseminação do vírus. Não à toa, caminhoneiros e motociclistas foram os únicos grupos que registraram aumento do número de mortes no trânsito no ano passado. Entre duas rodas, o aumento foi de 6% em relação a 2019, muito em função das tele-entregas e compras on-line.

Por isso, o DetranRS lançou em 8 de julho uma campanha de reconhecimento àqueles que exercem essa profissão tão importante e ao mesmo tempo arriscada. Motoboys e motogirls trabalharam mais e sob grande pressão no último ano. Além da exposição ao vírus a que estiveram submetidos, também ficaram mais vulneráveis no trânsito devido ao aumento da demanda, mas também da concorrência.

Foto: Reprodução

Em 2021, a acidentalidade entre os motociclistas segue crescendo no Rio Grande do Sul. De janeiro a abril, 138 pessoas morreram, quatro a mais do que no mesmo período de 2020 e 12 a mais do que os quatro primeiros meses de 2019, antes da pandemia. A pressão e o risco fazem parte da rotina desses profissionais.

O DetranRS entende que o primeiro passo para um trânsito mais humano é o reconhecimento do outro como um igual, como alguém que tem os mesmos direitos de trafegar naquela via com segurança, seja ele pedestre, ciclista, motociclista, passageiro, motorista de carro, ônibus ou caminhão.

A campanha busca mostrar a face humana desses profissionais, aquela que não se consegue enxergar por trás do capacete (ou do preconceito), e promover uma convivência mais harmônica, não só no trânsito, mas nas relações. Assim como uma atenção redobrada ao “ponto cego” quando dirigindo, sinalizar com antecedência as manobras no trânsito, não cairia mal um sorriso por baixo da máscara, um bom dia/boa tarde/boa noite e um muito obrigado quando receber entregas.

“Estamos vivendo em um cenário de sobrecarga física e emocional desses profissionais. Além das dificuldades habituais (intempéries, riscos no trânsito, preconceito), eles enfrentam agora um inimigo desconhecido e silencioso: a Covid-19. Motoboys e motogirls manuseiam diariamente embalagens e têm contato com inúmeras pessoas, estando muito expostos ao vírus. Por isso, a campanha chama a atenção não só para a segurança no trânsito e a defesa da vida em duas rodas, mas também clama por respeito e reconhecimento a esses profissionais que sem dúvida têm sido fundamentais para que possamos receber nossas encomendas sem exposição e o risco de contaminação”, afirma a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga.

Asssista ao vídeo da campanha:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE