Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Saúde

Dezembro Laranja: uso diário de filtro solar é essencial para prevenir câncer de pele

Rotina de cuidados com a pele é fundamental para identificar manchas indicativas de melanoses e melanomas, diz especialista

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/12/2022 21:11 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O verão começa oficialmente neste mês e com ele ocorre maior exposição do corpo ao sol, podendo acarretar em manchas ou outros problemas de pele, como acne ou excesso de oleosidade. O sol é o principal fator de risco para o câncer de pele, por isso, o Dezembro Laranja, serve para alertar sobre a prevenção da doença, que é o tumor com maior incidência no Brasil, tanto em mulheres quanto em homens.

“O esteticista costuma ser o primeiro profissional a identificar riscos e orientar os cuidados necessários para cada caso. Faz parte de sua formação o foco na saúde física e mental de seus pacientes e o domínio da ciência e anatomia do corpo, incluindo a pigmentar”, aponta Cristiane Aline Gavião Machado, professora de Estética da Fadergs.

A rotina de cuidados com a pele, principalmente do rosto, é fundamental para identificar precocemente manchas que possam ser indicativas de melanoses e melanomas. Embora a exposição ao sol seja maior na estação mais quente, ficamos expostos a radiações o ano inteiro, mesmo em dias nublados ou locais com iluminação artificial.

“O esteticista tem conhecimentos sobre os tecidos conjuntivo e epitelial, sendo capaz de reconhecer manchas que requerem atenção num atendimento de rotina, questionar seu histórico e, se necessário, indicar a consulta a um dermatologista antes da realização de qualquer procedimento, mesmo que esta não seja a queixa inicial do paciente”, aponta a especialista.

Mas a prevenção é o primeiro foco do cuidado do profissional de Estética, com a recomendação do uso diário de filtro solar, no mínimo com fator de proteção 30, para todos os tipos de peles. “Esse é o cuidado básico de todo home care, mas é preciso escolher o produto mais adequado a cada tipo de pele, usar a quantidade necessária e lembrar de reaplicar. Estes são erros muito comuns: as pessoas se queixam que usaram o filtro e não fez efeito. Os esteticistas calculam até o peso exato de filtro solar necessário a cada cliente”, exemplifica Cristiane.

Tanto o filtro solar quanto sabonetes faciais e cremes hidratantes devem ser pensados para cada tipo de pele e, quando necessário, o profissional pode personalizar esses produtos. Outro cuidado essencial com a pele no verão é o controle da oleosidade e possíveis acnes, com rotina de higiene e hidratação. A exposição à radiação solar ativa bactérias e mecanismos celulares que desencadeiam cravos e espinhas em pacientes com esta predisposição, podendo ser indicado um peeling químico com baixa concentração de ácidos.

“As pessoas tendem a achar que o aumento do suor no verão é a causa da acne, mas é um processo causado pela radiação. Às vezes deixam de usar o filtro solar, pois acreditam que ele ativa a oleosidade. Na verdade, ele segue recomendado, adequado às características do paciente”, explica a professora. Ela também destaca que todos os tipos de pele podem desenvolver câncer e necessitam de proteção solar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE