Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Dezessete presos são aprovados no vestibular da UFSC

Agora o setor penal da unidade reúne juntamente com a família toda a documentação necessária para a realização da matrícula.

NSCTotal
por  NSCTotal
03/01/2020 19:43 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entre os aprovados no Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na lista divulgada nesta sexta-feira (3) estão 17 presos do Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis. Seis deles estão detidos no presídio masculino e outros 11 na Penitenciária da unidade, segundo informação da Secretaria de Administração Prisional Socioeducativa do Estado (SASP-SC).  informação é do site NSCTotal.

Os detentos passaram nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Serviço Social, Educação Física, Arquivologia, Química, Ciências Econômicas, Agronomia, Filosofia e Farmácia. As provas foram feitas dentro do próprio complexo da Capital.

De acordo com a secretaria, agora o setor penal da unidade reúne juntamente com a família toda a documentação necessária para a realização da matrícula. Depois o advogado ou a própria unidade fazem a solicitação para que o detento possa sair da unidade e frequentar a universidade. Isso depende também do regime de prisão de cada um dos aprovados. Eles só podem cursar caso estejam nos regimes aberto ou semiaberto, mas dependem da Justiça, que dificilmente concede a saída para quem está no regime fechado ou provisório. Os casos também são analisados individualmente pela UFSC.

No caso dos 17 que passaram no vestibular da UFSC, as situações são distintas: quatro do regime fechado que ainda não tem prazo para progressão (ida ao semiaberto), um do regime fechado que vai progredir em 2023, um do semiaberto com previsão de progredir para o aberto no final do mês, dois provisórios (aguardam sentença) e nove são do regime fechado que vão progredir para o regime semiaberto até o final do ano (em datas diferentes).

A secretaria afirma que o detento pode se matricular neste começo de ano e justificar a ausência neste primeiro semestre caso tenha progressão de regime em maio, por exemplo. Assim ele inicia as aulas no segundo semestre.

Vestibular unificado

Aproximadamente 25 mil pessoas se inscreveram no primeiro vestibular unificado entre a UFSC e a UFFS. Ao todo, foram disponibilizadas 5.174 vagas, sendo 4.513 para a UFSC e 661 para a UFFS. Confira a lista completa com os classificados no vestibular unificado 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE