ERECHIM

Dia da Consciência Negra movimenta a Cidade da Cultura na Frinape 2024

Uma celebração à diversidade e à cultura local marcou a programação do dia 20 de novembro

Por Prefeitura de Erechim Publicado em 21/11/2024 13:56 - Atualizado em 21/11/2024 14:02

A quarta-feira, 20 de novembro, foi um dia memorável na Cidade da Cultura, espaço central voltado à cultura da Frinape 2024. Em pleno feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o local reuniu centenas de visitantes em uma programação que celebrou a ancestralidade, a inclusão e a criatividade cultural, ao mesmo tempo em que trouxe momentos de reflexão e diversão para todas as idades.

CONSCIÊNCIA NEGRA EM FOCO

O dia foi marcado por atividades organizadas com o apoio do Grupo MENE – Movimento Negro de Erechim. Entre os destaques, o Sesc Erechim idealizou e proporcionou a vinda do projeto Roda de Saia, liderado por Luciara Batista, Beth Fraga e Dina Dornelles, que trouxe ao palco uma celebração vibrante do samba, destacando o empoderamento feminino e a herança afro-brasileira. "Nossa intenção é dar vez e voz às mulheres sambistas, preservando e exaltando essa tradição tão rica", afirmou Luciara Batista.

Projeto Roda de Saia, liderado por Luciara Batista, Beth Fraga e Dina Dornelles

A programação contou ainda com a Roda de Samba apresentada pela Princesa Afro-Brasileira Emmily Cristina Oliveira dos Santos, a performance Dança e Cultura Afro-Brasileira, do GDC Afro MENE, que encantou o público ao promover uma verdadeira imersão nas raízes culturais africanas e a Oficina de Capoeira - Povo de Angola.

ARTE, HISTÓRIA E CONEXÃO INTERGERACIONAL

A diversidade de atrações foi um dos pontos altos do dia. Exposições como Conectando Gerações e Erechim: História e Cultura trouxeram elementos históricos e artísticos que resgataram as raízes locais, enquanto a exposição interativa Tecendo o Tempo, organizada pelo IFRS, cativou os visitantes com uma abordagem inovadora e educativa.

Crianças e jovens também tiveram seu espaço garantido com oficinas de capoeira, jogos de idiomas promovidos pelo SENAC, e contação de histórias como A Lenda da Erva Mate, apresentada por Vitória da Anunciação Chaves. Os origamis confeccionados pelos estudantes da região continuaram a enriquecer a ambientação da Cidade da Cultura, fortalecendo a integração entre escola e comunidade.

SHOWS E ESPETÁCULOS EMOCIONANTES

A música foi outro grande protagonista do dia. Durante a tarde, Eduardo Bicca e Renan Goulart apresentaram o recital Um Sopro de Poesia, que combinou poesia e acordeão em uma performance delicada e impactante. À noite, a banda Rosa Tattooada agitou o público com seu show de hard rock, trazendo clássicos que marcaram gerações.

O dia contou ainda com a Oficina Consciência Negra e a Cultura Hip-Hop, com Karina Rocha de Oliveira Garcia, o show acústico de Alex & Jean, Show de Caio Gaiteiro, Show da Banda Overtones e Show Arisson e Bruno, fechando a programação com chave de ouro.

UM EVENTO INCLUSIVO E VIBRANTE

A Cidade da Cultura na Frinape 2024 é realizada com financiamento do Pró-Cultura RS LIC, com o patrocínio de Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, Gasparin Cereais, Dheytecnica Indústria de Máquinas, Ervateira Picolo Badalotti (Cristalina), Zinpão Indústria de Alimentos; Ampla Indústria Metalúrgica Ltda. e apoiadores como o SESC, IFRS e SENAC. Com mais de 1.500 artistas envolvidos e cerca de 100 atrações, o evento tem reforçado seu papel como um ponto de encontro para a celebração da cultura e da diversidade.

Com a programação de ontem, a Cidade da Cultura reafirmou sua missão de ser um espaço de inclusão e valorização das tradições culturais, promovendo o aprendizado, a troca de saberes e a convivência entre gerações. A Frinape 2024 segue até o próximo domingo, prometendo mais momentos inesquecíveis para o público.