Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
Agro

Dia de Campo e 15ª edição do Clube da Bezerra reúne criadores em São Valentim

A programação, na parte da manhã, foi sediada na propriedade do produtor Gilmar Bertoldi e família.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
25/02/2024 21:54 – atualizado há 9 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cerca de 150 pessoas participaram do Dia de Campo e 15ª edição do Clube da Bezerra realizados em São Valentim, na última quinta-feira (22/02). A programação, na parte da manhã, foi sediada na propriedade do produtor Gilmar Bertoldi e família. No local, foram instaladas quatro estações onde foram repassadas orientações por um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, envolvendo ações para obter maior rendimento econômico e qualidade do leite (Leite Lina), pastagens (variedade BRS-Capiaçu), organização da propriedade rural como modo de vida e Crédito Rural, a cargo das cooperativas de crédito de São Valentim Cresol e Sicredi. Os participantes foram recepcionados pelo produtor Gilmar e sua esposa Sirlene Bertoldi e pelos filhos Mauricio, Marcos e Julia. A propriedade, com área de 59 hectares, conta com rebanho de 52 animais e também são cultivados grãos.

O extensionista rural Walmor Gasparin destacou um conjunto de ações para obter um rebanho com alta produção e evitar perdas econômicas, tais como a importância do bem-estar animal, equilíbrio nutricional e investimento em genética.

As características e as principais vantagens da variedade BRS-Capiaçu – desenvolvida pela Embrapa e destinada principalmente à produção de silagem – foram apresentadas pelo extensionista rural Frederico Modri Neto. Segundo ele, um hectare de capim BRS-Capiaçu pode render 300 toneladas/ha/ano. No entanto, observou que o potencial genético da variedade para obter o rendimento deve ter outros fatores, como adubação do solo, por exemplo.

As extensionistas rurais sociais Nádia da Rosa e Maritania Trevisol Spazzin chamaram a atenção para a importância dos cuidados com a propriedade como um todo, envolvendo ajardinamento e limpeza dos arredores. Na estação, a produtora Sirlene lembrou muitas das ações realizadas na propriedade visando a organização e embelezamento.

Natanael da Silva e Ana Paula Caron Balbinot, da Cresol, e Witian Carlos Santin, da Sicredi expuseram linhas de crédito para custeio e investimentos. As atividades tiveram a coordenação da equipe dos extensionistas do Escritório Municipal de São Valentim, Delmir Nadal e Marilete Conci Bigolin.

A programação prosseguiu à tarde, no Parque de Máquinas da Prefeitura, com pronunciamento das autoridades e lideranças e julgamento das bezerras. Participaram o prefeito, Claudemir Paniz, a presidente da Câmara de Vereadores, Leonilce Rigo, o secretário municipal da Agricultura, Isvaldo Gaboardi, a gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese, juntamente com o gerente adjunto, André Gazzoni, e a presidente do Sutraf São Valentim, Rosilene Tibuski Scopel. As lideranças agradeceram as parcerias que viabilizaram o evento e destacaram a importância da atividade leiteira.

Julgamento

O julgamento teve a participação de 33 bezerras, de 21 propriedades, das raças Jersey e Holandesa, nas categorias de idade (4 a 7 meses e de 7 a 10 meses). A avalição dos animais foi realizada pelo médico veterinário Enidir Zanchett.

Na categoria Jersey de 4 a 7 meses

1º lugar: bezerra da família Jefeson Wesp

2º lugar: bezerra, de propriedade da família Docimar Potrick

3º lugar: bezerra, de propriedade da família Cedenir Spegiorin

Na categoria Jersey (de 7 a 10 meses)

1º lugar: bezerra de propriedade da família Vanderlei Lazari

2º lugar: bezerra de propriedade da família Nadir Gaik

3º lugar: bezera de propriedade da família de Marcio Betlinski

Na categoria Holandesa (4 a 7 meses)

1º lugar: bezerra de propriedade da família Simone Moretto

2º lugar: bezerra de propriedade da família Ademir Galina

3º lugar: bezerra de propriedade da família João Vazocha

Na categoria Holandesa (7 a 10 meses)

1º lugar: bezerra da propriedade da família Augusto Foratti

2º lugar: bezerra da propriedade da família João Vazocha

3º lugar: bezerra da propriedade da família Gilmar Bertoldi

A grande campeã da raça Jersey foi a bezerra de número 329 da família de Jeferson Wesp, da categoria de 4 a 0 meses. E a grande campeã da raça Holandesa foi a bezerra pintada de número 0052, da família de Augusto Foratti, da categoria de 7 a 10 meses.

Para incentivar a atividade leiteira no município, todos os agricultores que participaram com bezerras receberam da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, apoio em horas de máquinas para serviços na propriedade. Os agricultores que foram classificados, em 1º, 2º e 3º lugares receberam troféu e prêmio em dinheiro a ser gasto no município ou nas empresas apoiadoras do evento. No final do desfile das bezerras foi realizado sorteio de brindes entre todos os presentes.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de São Valentim, com apoio das Cooperativas Agricoop, Cooperval, Cooperativa Santa Clara, Cooperalfa, C.Vaccaro Agronegócios, Cresol, Sicredi e Sutraf.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE