Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Dia de Campo marca atividades do Programa de Fomento Indígena em Benjamin Constant do Sul

Dia de Campo, em Benjamin Constant do Sul, foi na quarta-feira (08), no ginásio esportivo, reunindo famílias indígenas Kaingang e Guarani.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
14/12/2021 10:33 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar realizou um Dia de Campo, em Benjamin Constant do Sul, na quarta-feira (08/12), no ginásio esportivo, reunindo famílias indígenas Kaingang e Guarani, principalmente as beneficiárias do Projeto Piloto desenvolvido junto à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e executado pela Emater/RS-Ascar. 

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O projeto iniciado em 2017 será concluído ainda neste mês, e teve como objetivo levar Assistência Técnica e Extensão Rural e Social à indígenas, quilombolas e pescadores artesanais do Rio Grande do Sul. Na Terra Indígena Votouro foram beneficiadas 141 famílias, que também tiveram acesso aos recursos advindos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, na qual oportunizou o investimento em projetos produtivos, como hortas, pomares, criação de pequenos animais, artesanato e produção de massa.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

As extensionistas rurais sociais do Escritório Municipal de Benjamin Constant do Sul, Andreia Maccari e Marieli Lucas, apresentam um panorama, com fotos, do trabalho realizado com os indígenas no período do projeto, com os projetos desenvolvidos na Terra Indígena. Dentro do Programa de Fomento, por exemplo, foram realizadas visitas técnicas, tardes de campo, reuniões com as famílias, capacitações voltadas para as atividades dos projetos escolhidos pelas famílias, em conjunto com as parcerias.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Participaram das atividades comemorativas representantes das diversas entidades parceiras da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal Indígena, Unidade Básica de Saúde e o Centro de Referência e Assistência Social (Cras). O encontro teve apresentações, momento religioso, distribuição de frascos com sal temperado e de repelente caseiro, degustação de pratos típicos das duas etnias, prestação de serviços, mostra de artesanato e de plantas medicinais.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O evento contou com as presenças do secretário municipal da Administração, Ari Gasparetto, representando o Poder Público, do secretário municipal de Assistência Social, Airton Franceschi, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, da vereadora Adriana Talaska Fontana. Também participaram o cacique da Terra Indígena Votouro Darci Borges, a secretária municipal de Assuntos Indígenas, Noeli de Oliveira, a responsável pelo Programa Bolsa Família, Claudia Veloso, e a extensionista rural social Nádia da Rosa.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Gasparetto parabenizou as famílias indígenas e disse que a administração de Benjamin Constant do Sul está colaborando e é parceira nos projetos. “Colocamos as nossas secretarias para as parcerias e trabalhos com nossas comunidades indígenas”. A Emater/RS-Ascar, juntamente com as parcerias, está envolvida com as comunidades indígenas e busca garantir o seu acesso a projetos e programas que contribuam para a sua inclusão social e produtiva e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE