Agro

Dia de Campo sobre Olericultura reúne produtores da região em Gaurama

O evento reuniu produtores de dez municípios da região do Alto Uruguai, que concentram a produção de olericultura e verduras.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS Publicado em 19/10/2022 18:14 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O município de Gaurama sediou o Dia de Campo sobre Olericultura, nesta terça-feira (18/10), realizado pela Emater/RS-Ascar com a parceria da Prefeitura e apoio da agência do Banco do Brasil local. O evento reuniu produtores de dez municípios da região do Alto Uruguai, que concentram a produção de olericultura e verduras, juntamente com os extensionistas rurais, na Câmara de Vereadores.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-AScar

A programação foi aberta pelo extensionista rural do Escritório Municipal de Gaurama, Teilor Schmidt, acompanhado da extensionista rural social Ana Ferrari. A abertura contou com a presença do prefeito, Leandro Putin, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e de Sandra Varotto, da agência do Banco do Brasil, de Gaurama.

O prefeito destacou a importância da pequena propriedade na geração de economia. “Estamos aqui para somar e construir uma política pública para a sociedade”, disse, ao parabenizar a parceria com a Emater/RS-Ascar, com os produtores e com a Secretaria da Agricultura. “Temos que contribuir para que o produtor permaneça na propriedade com uma produção diversificada”, acrescentou.

Tonello cumprimentou os produtores, a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gaurama e demais extensionitas da região. “Para a olericultura tem que ter vocação e persistência”, observou. Também destacou a grande diversidade de produção cultivada pelos produtores. “Podemos constatar esta diversidade na feira do produtor”, citando como exemplo Erechim. Tonello agradeceu a parceria da Prefeitura e o apoio do Banco do Brasil.

“O Banco do Brasil investe bilhões no agronegócio, mas muito além disso, nossa atuação contempla um amplo e robusto conjunto de ações e iniciativas que contribuem para transformação da agropecuária e para apoiar os produtores”, pontuou Sandra.

Após a abertura, a programação seguiu com as palestras técnica com os temas “Simplificando o processo de rastreabilidade”, pelo extensionista e engenheiro agrônomo Teilor Schmidt; “Tecnologia nas aplicações e manejos agrícolas”, pelo engenheiro agrônomo Claudinei Dalastra, da empresa RTC Oro Agri. O pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jonas André Arnemann falou sobre Bioecologia, danos e manejo de mosca-branca em tomateiro.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-AScar

A programação prosseguiu à tarde com visita técnica na propriedade do produtor Sergio Voginski, onde a família cultiva tomates para a realização da parte prática de identificação e manejo da mosca-branca, o principal inseto praga do tomateiro.




Conteúdo relacionado

Termos relacionados