Dia Mundial da Saúde Sexual reforça cuidados e prevenção em Erechim
Data reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento para garantir a saúde sexual e a qualidade de vida da população em Erechim e região.
Celebrado em 4 de setembro, o Dia Mundial da Saúde Sexual convida a sociedade a refletir sobre a importância do bem-estar físico, mental e social relacionado à sexualidade. A data destaca temas essenciais como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), uso de métodos contraceptivos, consentimento e construção de relacionamentos saudáveis.
Em Erechim, o cuidado com a saúde sexual é uma prioridade do Serviço de Assistência Especializada (SAE), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O SAE é referência regional no atendimento a pacientes com IST/HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase, atendendo também outros 32 municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), importantes estratégias para prevenir o HIV. O SAE e as Unidades Básicas de Saúde também disponibilizam testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados em até 20 minutos, além de autotestes, camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificante.
Outro ponto de destaque é a Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), que garante a entrega de medicamentos antirretrovirais para tratamento e prevenção de ISTs, bem como remédios para hepatites e tuberculose.

Atualmente, o SAE acompanha cerca de 650 pacientes, com 44 novos casos registrados em 2025, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acesso facilitado ao tratamento.
A chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Andressa Vedovatto, ressalta a estrutura e o compromisso do serviço: “O SAE conta com uma equipe multiprofissional preparada para acolher e orientar os pacientes, oferecendo atendimento clínico e a entrega gratuita de insumos e medicamentos. Nosso objetivo é garantir cuidado integral, qualidade de vida e romper a cadeia de transmissão das doenças”.

O médico infectologista Vanderlei Madalozzo reforça a importância da prevenção e do tratamento: “Cuidar da saúde sexual é cuidar da própria vida e da comunidade. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores são as chances de qualidade de vida e controle da doença. Manter carga viral indetectável significa não transmitir o HIV, um avanço que salva vidas e reduz novos casos”.
O SAE atende na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Santo Dal Bosco, 200 – Centro, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e às sextas-feiras das 7h30 às 11h30 (à tarde, expediente interno).