Dia Municipal de Prevenção da Depressão é marcado por apresentações culturais e debate sobre saúde mental
O evento reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde e a comunidade em um momento de reflexão e sensibilização.
Na terça-feira (30), o plenário da Câmara de Vereadores de Erechim foi palco da programação alusiva ao Dia Municipal de Prevenção da Depressão. O evento reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde e a comunidade em um momento de reflexão e sensibilização.
A atividade contou com apresentações culturais que emocionaram o público: o Coral Renascer, do CAPS II, e a Orquestra RAPS, que abrilhantaram a manhã com música e arte, reforçando o papel da cultura como ferramenta de acolhimento e cuidado.

Além disso, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Pelos caminhos da vida e do cuidado”, que trouxe diferentes perspectivas sobre os desafios e estratégias na promoção da saúde mental.
A secretária adjunta de Saúde, Juliana Deboni Conci, destacou a importância de iniciativas como esta. “Falar sobre saúde mental é fundamental. A depressão é um tema que precisa ser tratado com responsabilidade, mas também com sensibilidade. Esse encontro mostra que não estamos sozinhos e que sempre há caminhos de cuidado e acolhimento.”

O vice-prefeito Flávio Tirello reforçou o compromisso da gestão municipal. “Nossa administração tem buscado constantemente fortalecer as políticas públicas de saúde mental. Ver a comunidade engajada e emocionada com as apresentações culturais e os debates de hoje nos motiva a seguir avançando.”

O Dia Municipal de Prevenção da Depressão reforça a necessidade de quebrar estigmas, ampliar diálogos e fortalecer ações de promoção e prevenção em saúde mental em Erechim.