Cidade
Diretor reeleito do campus de Erechim UFFS fala sobre a maior universidade pública do Alto Uruguai Gaúcho
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, participou na manhã desta quarta-feira, dia 07, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU
O diretor do campus de Erechim, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, que foi reeleito no cargo no último mês, participou na manhã desta quarta-feira, dia 07, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU, momento em que falou sobre a entidade que chegou recentemente a mais de 2 mil diplomados.
Silva, que faz parte do primeiro grupo de professores que ingressou na instituição há quase uma década, começou avaliando seu primeiro mandato frente a direção do campus de Erechim e também projetando os próximos quatro anos na gestão.
Novos Cursos
Durante o programa o diretor também anunciou o início de um projeto que levará um a construção de um novo curso oferecido pela UFFS Erechim: licenciatura em música. Uma iniciativa que deverá ser ofertada em parceria com Escola Municipal de Belas Artes, segundo Silva.
Questionado sobre outros cursos, o professor disse que é necessário um estudo para ampliar o espaço da instituição e também o número de professores e funcionários da entidade, que sofreu nos últimos anos com cortes no setor financeiro.
UFFS Erechim terá cursos de Doutorado
Com 12 cursos de ensino superior, pós graduações e mestrados, Luiz Fernando, também confirmou que a instituição se prepara agora também para receber cursos de doutorado. Segundo Silva, a iniciativa irá colocar a região em um novo patamar de pesquisa educacional em várias áreas.
UFFS ainda mais perto da comunidade
O diretor também destacou a necessidade da aproximação ainda mais da entidade com a comunidade, para isso, a universidade tem recebido estudantes do ensino médio de escolas de toda a região em visitas programadas e também planeja abrir o campus da UFFS para se tornar um grande parque para a comunidade, nos fins de semana e feriados.
“É um local público para uso de todos. E como eu digo tem um dos pôr do sol, mais lindos aqui da nossa região”, ressaltou o diretor.
Ingressos e oportunidades
Para quem tem interesse em ingressar nos cursos da universidade, o diretor ressaltou que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e inscrever-se no SISU, programa do governo federal que encaminha os estudantes para as vagas em instituições públicas de todo o país, através de sua nota no ENEM.
Em sua fala o professor também lembrou dos benefícios ofertados aos alunos, como bolsas de incentivos aos estudos, auxílios financeiros de transporte e aluguel, além da alimentação que custa apenas R$ 2,50 aos estudantes, sendo subsidiada pela instituição.
Ensino Muda Vidas
Luiz Fernando, também relembrou sua história junto a universidades federais. Natural de Porto Alegre, o professor comentou da sua infância humilde. Neto de construtor, ele comentou que o avô queria que o neto estudasse.
“Não tenho dúvida, que sem a universidade pública eu não estaria aqui. O estudo muda a vida das pessoas. Sim existem exceções, mas na maior parte, apenas o estudo pode mudar a vida de alguém para melhor”, ressaltou.