Gente

Diretor responsável pelo Enem morre por complicações da Covid-19

General Carlos Roberto Pinto de Souza era o chefe de Avaliação da Educação Básica do Inep

Por CP Publicado em 11/01/2021 22:48 - Atualizado em 03/06/2024 09:44

O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, general Carlos Roberto Pinto de Souza, morreu nesta segunda-feira em decorrência de complicações da Covid-19. A causa da morte foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o veículo, o general morreu em Curitiba (PR), onde se tratava da doença desde dezembro.

General era diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep | Foto: Divulgação / CP

Carlos Roberto Pinto era responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 17 e 24 deste mês. “A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz nota divulgada pelo Inep nesta segunda-feira. No texto, a assessoria não informa a razão da morte.

A realização das provas do Enem vem sendo alvo de críticas por ocorrer em meio a um crescimento de infecções da Covid-19 no Brasil. No entanto, o Inep vem salientando que existem condições seguras para os exames e garantiu que irá tomar medidas de prevenção.

Por outro lado, no entendimento da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal (MPF), "não há maneira segura para a realização de um exame com quase seis milhões de estudantes neste momento, durante o novo pico de casos da covid-19". O documento, que pede tutela de urgência para o adiamento das provas, foi encaminhado à 12.ª Vara Cível da Subseção Judiciária de São Paulo.

Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Clique aqui e entre em um dos grupos.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados