Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Diretor Técnico da Emater/RS visita Unidades de Referências de Triticale na região do Alto Uruguai

Em conversa com os produtores, o diretor recebeu informações sobre o manejo das unidades, e de outras atividades desenvolvidas nas propriedades .

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
20/08/2021 09:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O diretor Técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, visitou três propriedades em Viadutos, na região do Alto Uruguai, nesta quarta-feira (18/08), onde foram implantadas Unidades de Referência de Triticale para análise econômica. Foram visitadas as propriedades dos produtores Ediomar Ometta, localizada na comunidade Rio Marcelino; de Rodrigo e Gildo Cozer, na comunidade Monte Claro; e de João Carlos Sganzerla, localizada em Linha Geral Gaurama.

Produtor Rodrigo mostra equipamento para apicultura

Na propriedade da família Cozer, além de informações sobre a Unidade de Referência de Triticale, Rodrigo expos a diversificação das atividades voltadas para apicultura, produção de grãos (milho, soja e trigo) e cultivo de eucalipto. Nesta localidade, há vários produtores com plantio de triticale, sendo uma comunidade típica dos municípios da Costa do Rio Uruguai com afluentes Apuaê e Apuaê Mirim, com predominância de área dobradas, pequenas propriedades. Na localidade, das 25 famílias, cinco delas estão estruturadas para a atividade de grãos.

Na propriedade da família Sganzerla, o produtor Gildo falou do andamento do manejo da unidade, da expectativa de produtividade. A atividade da família é voltada para bovinocultura de leite, com rebanho de 58 cabeças. Na propriedade, também acompanhou a visita o representante da prefeitura de Viadutos, José Perachi.

Propriedade da família Sganzerla

Em conversa com os produtores, o diretor recebeu informações sobre o manejo das unidades, bem como de outras atividades das propriedades e elogiou as propriedades. Rugeri esteve acompanhado do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, do gerente adjunto, Cezar da Rosa e do supervisor Valdir Zonin, do extensionista rural do Escritório Municipal de Viadutos, Hernandes Rebelato.

Visita a propriedade da família Ometta

Além de Viadutos, foram implantadas Unidades de Referência de Triticale nos municípios de Gaurama, Marcelino Ramos, Áurea e Entre Rios do Sul, envolvendo 14 produtores, visando ainda avaliar o desempenho da cultivar em termos de rusticidade, produtividade de grãos e silagem da cultura.

Visita ao Escritório Municipal de Viadutos


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE