Discord anuncia novas regras para segurança de usuários adolescentes

Roblox e Youtube também adotaram medidas recentes para esse público

Por Redação Publicado em há 5 horas

O Discord anunciou que vai ampliar globalmente, a partir de março, suas ferramentas de segurança para adolescentes, com ajustes de comunicação, áreas com restrição por idade, maior proteção de privacidade e verificação etária por foto ou documento.

Pelas novas regras, usuários a partir de 13 anos precisarão comprovar a idade para acessar determinadas áreas ou alterar configurações. O sistema também passará a identificar usuários adultos automaticamente.

A plataforma informou ainda que criará um Conselho de Adolescentes, com 10 a 12 jovens, para sugerir melhorias e ações futuras.

Freepik

Youtube e Roblox

Plataformas digitais têm ampliado medidas de segurança para crianças e adolescentes. Além do Discord, o YouTube passou a usar inteligência artificial para identificar menores de idade em países como Brasil e Austrália, enquanto o Roblox passou a exigir comprovação de idade para acesso ao chat.

As mudanças ocorrem em meio ao debate global sobre segurança de jovens nas redes. A Austrália proibiu o uso de redes sociais para menores de 16 anos, e a Nova Zelândia estuda medida semelhante, enquanto países europeus adotaram restrições.

No Brasil, não há previsão de proibição, mas o ECA Digital determina que lojas de aplicativos e plataformas são responsáveis pela segurança de usuários menores de idade.