Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Distanciamento Controlado do RS: Mapa definitivo fica com 19 regiões em vermelho e duas em laranja

O Gabinete de Crise aceitou apenas o pedido de reconsideração da região de Guaíba, que fica com a bandeira laranja nesta semana.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
18/01/2021 17:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mapa definitivo da 37ª rodada do Distanciamento Controlado deixou 19 regiões em bandeira vermelha, o que significa que 89,5% da população do Rio Grande do Sul está em risco alto para contaminação do coronavírus. O governo estadual divulgou os dados nesta segunda-feira.

O Gabinete de Crise aceitou apenas o pedido de reconsideração da região de Guaíba, que fica com a bandeira laranja nesta semana. Além dela, Caxias do Sul também ficou classificada em zona de risco epidemiológico médio para o vírus.

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Bagé, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Santa Rosa, Taquara e Uruguaiana.

Segundo o Gabinete de Crise, a região de Guaíba recebeu a bandeira laranja nesta semana pois, mesmo com aumento de internações na região nos últimos sete dias, os números indicam redução da velocidade epidemiológica. Além disso, houve diminuição de óbitos na semana, apesar de ainda seguir em número considerável, e elevação da capacidade de leitos em comparação à semana anterior.

O Gabinete de Crise indeferiu o pedido de Passo Fundo por considerar que a região tem elevado número de hospitalizações confirmadas com Covid-19 e também por estar em uma macrorregião com capacidade hospitalar em situação de alerta.

De acordo com o Gabinete, um terceiro pedido, feito por um município, foi encaminhado sem haver previsão legal no decreto estadual do Distanciamento Controlado. Por este motivo, o recurso foi caracterizado como "não conhecido'', ou seja, não foi considerado válido.

Regra 0-0 e cogestão

Nesta 37ª rodada, 429 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 154 podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não tiveram registro de óbito ou hospitalização de moradores nos 14 dias anteriores à aprovação, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE