Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Docência Potente: Processo de excelência no Marista Medianeira

Para concluir a semana formativa, os educadores irão realizar a organização dos espaços para recepcionar os estudantes no Volta às Aulas 2020, que inicia no dia 17.

Assessoria
por  Assessoria
13/02/2020 13:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na perspectiva de promover momentos de estudo, aprofundamento teórico e reflexão sobre a Proposta Pedagógica desenvolvida pela Rede Marista, os educadores do Colégio Marista Medianeira estão participando, de 10 a 14 de fevereiro, da Jornada Pedagógica 2020/1, que aborda como temática central “Ação docente: ampliando reportório para a busca da excelência".

Os momentos de formação foram organizados de modo a mobilizar os educadores para a reflexão sobre a ação pedagógica, na perspectiva da reconstrução de conceitos e saberes que potencializem práticas de formação integral, provocando mudanças no currículo, de forma a garantir a excelência no processo de ensino e de aprendizagem. 

No primeiro dia de Jornada, os educadores participaram de um momento de acolhida com o Padre José Carlos Sala, que trouxe reflexões sobre os dons do ser humano, em especial, o amor e a paciência. Em seguida, houve a dinâmica de apresentação de toda a equipe de educadores. Após, todos foram convidados a participarem de duas oficinas: uma de Lettering (desenho de letras) e outra de Ilustração, com os profissionais Pedro Lopes e Renata Boeira de Oliveira, de Passo Fundo/RS.

Também no dia 10, os educadores participaram de dois momentos de formação com o professor Dr. em Educação, Roberto da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo/RS, em que refletiram e debateram sobre “Engajamento discente e atividade pedagógica: sentidos, significados e possibilidades" e “Currículo e engajamento do estudante: reflexões necessárias". Na oportunidade, discutiu-se sobre o protagonismo dos estudantes, suas individualidades e quais ferramentas os docentes podem utilizar para trabalharem de forma mais assertiva com as diferenças em sala de aula, dinamizando e diversificando a prática pedagógica.

No dia 11, os educadores tiveram um momento formativo com a Vincular - Consultoria em Educação e Saúde da Infância, de Passo Fundo/RS, e também realizaram o estudo das matrizes curriculares e o planejamento das sequências didáticas para o Ano Letivo.

Na quarta-feira, 12, o grupo de professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio participou de uma formação sobre Tecnologias, com a Assessora da FTD de São Paulo, Michele Rodrigues. Os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais realizaram a dinâmica da entrega e repasse de turmas. Seguindo a semana, no dia 13, os educadores receberam a psicóloga Marciele Devaliere, de Erechim/RS, que trabalhou sobre “Avaliação Formativa: revisitando conceitos e práticas".

E para concluir a semana formativa, os educadores irão realizar a organização dos espaços para recepcionar os estudantes no Volta às Aulas 2020, que inicia no dia 17/2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE