PRODUÇÃO
Documentário do Curso de Medicina da URI é atração da Semana Cultural Judaica
A produção, com 50 minutos de duração, vai ser mostrada a estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.
O documentário produzido pelo Curso de Medicina da URI sobre o Hospital Leonardo Cohen, de Quatro Irmãos, vai ser exibido nesta quinta-feira, 22, na Semana Cultural Judaica, que está sendo realizada no Colégio Israelita, em Porto Alegre. A produção, com 50 minutos de duração, vai ser mostrada a estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.
A Semana Cultural Judaica, aberta na segunda-feira, 19, é realizada anualmente com o objetivo de celebrar a herança e as tradições da comunidade judaica. Este ano, o evento está comemorando os 120 anos de imigração judaica no Rio Grande do Sul.
O documentário foi apresentado pela primeira vez na abertura da 1ª Pré-Jornada Médica Internacional, realizada no dia 13 de março, pelo Curso de Medicina da URI, no Salão de Atos da Universidade.
O evento fez parte das homenagens organizadas em comemoração ao Hospital Israelita Leonardo Cohen, implantado na colônia de Quatro Irmãos, e que esteve ativo entre as décadas de 30 e 60 do século passado. Foi o primeiro hospital israelita do Brasil e, atualmente, constitui o Memorial da Imigração Judaica da comunidade de Quatro Irmãos.
Na ocasião, também foi promovida uma exposição sobre o Hospital Israelita Leonardo Cohen: Saúde na Colônia de Quatro Irmãos, organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão da URI: Patrimônio Histórico Material e Imaterial em Saúde (PAHMIS). O Curso de Medicina também promoveu, nesta ocasião, uma exposição artística com fotografias de Beto Hackmann sobre o referido hospital e de pinturas à óleo sobre tela de Teresinha Zanin.