Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Documentário sobre os mais de 60 anos do Belas Artes será lançado nesta quinta-feira

Belas Artes: Ontem, Hoje e Sempre conta com depoimentos de ex-alunos, ex-professores, entre outras pessoas que marcaram a história.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
12/04/2023 10:27 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a produção executiva e coordenação geral de Nair Rocha Dutra, direção-geral e roteiro de Patrick Menegazzo, direção de arte de Cléo de Páris, estreia nesta quinta-feira (13), o documentário: “Belas Artes: ontem, hoje e sempre”, que conta a história de mais de 60 anos do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel – cultural, técnico e profissional.

O documentário tem financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio das empresas Cavaletti, Cercena, Erva-mate Cristalina, Perfil Metais, Sementes Estrela e apoio da Sicredi UniEstados, Movie Arte Cinemas e URI Erechim.

O projeto iniciou em agosto de 2022, passou por diversas etapas como pesquisa histórica, entrevistas, elaboração de roteiro, filmagens e edições – para chegar até o material que poderá ser assistido de graça no cinema. Entre as participações estão a modelo Alessandra Ambrosio, que é erechinense e fez aulas de ballet no Belas Artes, músicos tradicionalistas como Gildinho e Chiquito, entre outros talentos. O material tem narração da atriz Patricia Pillar.

O diretor-geral da obra e roteirista, Patrick Menegazzo, comentou da importância do projeto para ele e para a atriz Cléo de Páris, que são ex-estudantes do Belas Artes. 

“A gente se conheceu na pandemia e descobrimos a coincidência que somos ex-alunos do Belas Artes. A Cléo esteve na escola fazendo ballet por quase dez anos e eu por aproximadamente dois anos fazendo teatro e a gente pensou: poxa, essa escola deu tanto pra tanta gente, assim como pra nós, porque não contar a história? Durante a pandemia começamos a pensar neste projeto, depois conseguimos captar recursos para a realização e demos início a essa trajetória. A ideia é jogar luz sobre os principais fatos, personagens e personalidades sobre esses mais de 60 anos e ficamos encantados com tantas histórias, com a riqueza das informações e pela quantia de pessoas que já passaram pelo Centro de Belas Artes. Foi um trabalho de grande satisfação, aprendizado, muito trabalho, muita coleta de informações, pré-entrevistas, pesquisa e agora vamos apresentar esse longa-metragem para comunidade, um filme com quase duas horas de duração”, ressalta Patrick.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comentou da importância do material para a história do Belas Artes. “Recentemente nosso Bela Artes passou por mudanças, mas com intuito de valorizar ainda mais a relevância artística cultural que ele tem para nosso estado. Estamos felizes que estes talentos, liderados pelo Patrick, tenham proposto um trabalho tão bonito e com certeza terá uma importância história muito especial”, destacou a secretária.

Como assistir

O documentário poderá ser assistido nos dias 13, 14 e 15 de abril, sempre às 20 horas, no Movie Arte do Master Sonda Shopping. A entrada é gratuita, sendo necessário retirar o ingresso previamente no cinema. 

Além da exibição gratuita, o projeto prevê distribuição de DVDs em escolas, bibliotecas, entre outros espaços culturais.

Saiba mais nas redes sociais – Facebook e Instagram.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE