Cidade
Dom Adimir abre Campanha da Fraternidade na Diocese de Erechim
Campanha da Fraternidade (CF), deste ano é sobre a Educação com o lema “fala com sabedoria, ensina com amor”
Como vem acontecendo há mais tempo, a Campanha da Fraternidade (CF), que neste ano é sobre a Educação com o lema “fala com sabedoria, ensina com amor”, teve lançamento em nível nacional na manhã desta quarta-feira de cinzas na sede da CNBB em Brasília, em nível regional e diocesano ao longo do dia.
Na Diocese de Erechim, o lançamento foi feito por Adimir Antonio Mazali na missa das 20h, na Catedral São José, concelebrada pelos três padres da mesma, Clair Favreto, Gladir Giacomel e Felipe Filippini, e André Lopes, assessor diocesano da pastoral da educação e Antonio Valentini Neto, do Centro Diocesano, com a participação do diácono Pascoal Pozza. Representantes de 26 estabelecimentos educacionais e a Secretária Municipal de Educação marcaram presença especial na celebração.
Em comunhão com o Papa e comunidades cristãs do mundo inteiro, a missa foi também de oração pela paz na Ucrânia e para toda a humanidade. Dois símbolos destacaram os dois aspectos da celebração, o cartaz da Campanha da Fraternidade e a bandeira da Ucrânia.
A reflexão do Bispo e a abertura da Campanha da Fraternidade
Falando aos participantes da missa, Dom Adimir dirigiu especial saudação aos alunos, servidores, professores, diretores e a todas as pessoas ligadas à educação formal, entre elas a secretária municipal de educação. Destacou o tempo da quaresma como percurso de preparação para a celebração anual do mistério pascal, que plenifica o projeto salvífico de Deus para a humanidade.
Entrega de símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais
Antes da bênção, a convite do Bispo, Pe. André Lopes, Pároco da Paróquia N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas, Erechim e assessor da pastoral da educação, motivou entrega de dois símbolos para os representantes dos estabelecimentos educacionais, uma vela acesa e uma muda de árvore, fornecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Oração pela paz e oração da Campanha da Fraternidade
Após a bênção das cinzas, a assembleia litúrgica acompanhou a oração da Campanha da Fraternidade. Depois da entrega dos símbolos, todos rezaram a oração a Nossa Senhora Educadora, também da Campanha da Fraternidade.
Em seguida, Dom Adimir convidou Pe. Felipe a ficar com a bandeira da Ucrânia diante de todos e motivou oração pela paz naquele país e no mundo todo.
Concluindo a celebração, o Bispo invocou a bênção quaresmal sobre os participantes.