Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Domingo começa com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e há chance de chuva em várias regiões

Metsul lançou Alerta de chuva volumosa e temporais nos próximos dias.

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
05/09/2021 00:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Domingo começa com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e chance de chuva em várias regiões, sobretudo na Metade Leste gaúcha. No decorrer do dia, porém, a instabilidade irá se afastar para o oceano e o sol aparece com nuvens em diversos pontos do Estado.

Tempo mais aberto na Metade Oeste. Na Metade Leste, o que inclui a Capital, o dia terá ainda muitas nuvens e garoa isolada, mas com chance de aberturas principalmente à tarde. 

Erechim pode ter aberturas de sol com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.

Alerta de chuva volumosa e temporais

A segunda terá sol e nuvens com aumento da nebulosidade. Ar muito quente chega ao Norte e Noroeste gaúcho e organiza frente quente sobre o Rio Grande do Sul. Por isso, nuvens carregadas se formam no Oeste e devem avançar para a faixa central e parte do Sul gaúcho da tarde para a noite com chuva, raios e risco de granizo isolado.

A terça pode ser um dia complicado. Ar muitíssimo quente cobrirá o Noroeste e o Norte do Estado com sol e muito calor enquanto a frente quente ganha intensidade sobre o Oeste, o Centro, o Sul e a maior parte do Leste gaúcho entre a madrugada e de manhã com chuva forte a intensa, enorme quantidade de raios e risco crítico de temporais de vento (vendavais) e granizo de variado tamanho. Os volumes de chuva em pontos do Centro, do Oeste e do Sul na terça podem ser altíssimos com 100 mm em menos de três horas.

Na quarta, a frente quente se converte em fria. O sistema traz chuva forte e temporais no Oeste e no Sul já cedo e após avança para as demais regiões com chuva forte e tempestades. A maior parte dos dados indica que a chuva mais intensa e volumosa no acumulado até quarta se concentraria no Oeste, Centro e no Sul gaúcho com mais de 100 mm em muitos municípios e marcas de 150 mm a 250 mm em alguns. A atmosfera estará propícia para tempo severo com chuva extrema, alto risco de vendavais, muitos raios e granizo de variado tamanho entre terça e quarta. Alguns temporais podem ser fortes a severos com danos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE