ALERTA VERMELHO
Domingo de alto risco de chuva forte e tempo severo no Sul do Brasil
Condições de intensa instabilidade atmosférica com chuva forte e temporais com vendavais são previstas para este domingo. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem enfrentar chuva extrema, ventos de mais de 100 km/h, granizo e riscos de danos graves à infraestrutura, plantações e transporte.
Meteorologistas do INMET publicaram um aviso de perigo máximo para o domingo (21/09/2025), com início à 0h01, alertando sobre tempo severo no Sul do Brasil. As previsões indicam chuva intensa — superior a 60 mm/h ou acumulada de mais de 100 mm ao longo do dia — ventos que poderão ultrapassar 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco elevado de danos em edificações, cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Regiões mais afetadas
- Rio Grande do Sul: A Campanha, o Oeste, o Centro e também a Metade Norte do estado estão sob alerta vermelho. Regiões metropolitanas como Porto Alegre e áreas de fronteira também podem sentir fortemente os efeitos.
- Santa Catarina: Oeste catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, norte e sul do estado vão enfrentar tempestades com ventos intensos e granizo.
- Paraná: As regiões Centro, Sudeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná, incluindo áreas metropolitanas como Curitiba, também estão no radar do INMET devido à previsão de fortes pancadas, ventania e possíveis quedas de granizo.
O que se espera no domingo
A aproximação de uma frente fria, combinada com ar quente que se desloca do oeste, deve provocar instabilidades já a partir da madrugada de domingo, principalmente no Rio Grande do Sul. À medida que o dia avança, o cenário se agrava: nuvens carregadas formarão tempestades intensas, com forte descarga elétrica, ventos de grande intensidade e, em alguns locais, granizo de tamanhos variáveis. À noite, o risco de tempo severo se estende para Santa Catarina e para o Paraná.
Área com risco de vendaval. Instituto Naciona de Meteorologia (Inmet)/Reprodução
- Ao meio dia-dia de domingo também entra em vigor um alerta para vendaval na divisa com Santa Catarina. O comunicado, que é válido até o meio-dia de segunda-feira (22), aponta para rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Cuidados urgentes à população
- Evitar permanecer em áreas abertas durante vendavais ou tempestades — árvores, placas metálicas e estruturas altas são perigosas.
- Não estacionar veículos sob árvores ou próximos a torres de transmissão.
- Desligar quadros gerais de energia e aparelhos elétricos quando possível, para prevenir acidentes em caso de queda de energia ou descarga elétrica.
- Preparar-se para cortes de energia elétrica e transtornos, especialmente no transporte rodoviário.
- Monitorar alertas oficiais via INMET, Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Declínio de temperatura

- Em meio à chuvarada, o Inmet também alerta para a possibilidade dos termômetros ficarem até 5ºC abaixo da média na Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e Região Sul.