GRIPE AVIÁRIA
Duas suspeitas de gripe aviária no RS são descartadas pelo MAPA
Apenas uma suspeita segue em investigação no Estado, enquanto outras oito estão em análise no país.
Duas suspeitas de gripe aviária no Rio Grande do Sul foram descartadas pelo Serviço Veterinário Oficial, conforme atualização do painel de monitoramento do Ministério da Agricultura. As amostras analisadas eram provenientes de aves silvestres encontradas em Derrubadas, na divisa com Santa Catarina, e de galinhas de criação doméstica no município de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com isso, apenas uma suspeita segue em investigação no Estado. O caso ocorre em Gaurama, envolvendo também uma ave de criação doméstica.
No cenário nacional, outras oito suspeitas ainda estão em análise, sendo quatro delas em Santa Catarina, Estado que se destaca como um dos principais produtores de carne de frango do país.
O município de Concórdia passou a integrar o monitoramento nacional da gripe aviária após a notificação de um caso suspeito da doença em galinhas criadas em uma pequena propriedade rural, sem fins comerciais, destinadas apenas ao consumo da família. Situação semelhante foi registrada em Chapecó. Além dessas duas cidades, investigações estão em andamento em Ipumirim, também no Oeste catarinense, e em Garopaba, no Litoral Sul, onde a suspeita envolve um quero-quero — ave silvestre frequentemente monitorada devido à sua sensibilidade ao vírus.