Cidade
EDEA enaltece a sustentabilidade na Mostra Fotográfica e no Concurso de Vídeo em Entre Rios do Sul
Professores e alunos dos municípios lindeiros a Usina Hidrelétrica Passo Fundo foram protagonistas de um momento repleto de experiências e muita alegria
A sustentabilidade é hoje o elo para construção do desenvolvimento da sociedade. O III Encontro de Educação Ambiental (EDEA) enfatizou, através da Mostra Fotográfica e do Concurso de Vídeo, a realidade e as práticas sustentáveis presente na região. Professores e alunos, dos municípios lindeiros à Usina Hidrelétrica Passo Fundo (UHPF) apresentaram seus trabalhos com o foco no tema “Sustentabilidade: Soluções Ecológicas Aplicadas às Comunidades e Municípios”.
O evento promovido pelo Programa de Educação Ambiental da UHPF e Programa Conexão da Engie foi realizado, no dia 18, e destacou a importância da preservação ambiental aliada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A atividade recebeu 40 vídeos e 83 fotos, além de reunir 120 pessoas entre representantes da Engie Brasil Energia, secretários de Educação, diretores, professores e alunos.
Conhecimento
Somado as duas ações também ocorreu a palestra com o empresário e engenheiro, Saulo Chielle que abordou a necessidade do desenvolvimento e da sustentabilidade andar lado a lado. Já a empreendedora socioambiental e bióloga, Marina Petzen, de Chapecó/SC, e o agricultor Gilmar Ostrovski, de Três Arroios/ RS, contaram suas experiências de vida através dos princípios da sustentabilidade e da conservação ambiental. A roda de conversa foi conduzida pelo comunicador e gestor de conteúdo de Rede de Rádio da UPF, Gerson Pont.
Para o gerente da UHPF, Geração e Comercialização de Energia - Engie Brasil, Ederson Maia o evento contribuiu para uma visão educativa dos participantes.
“É importante despertar o interesse das crianças sobre a preservação ambiental, além de oportunizar que elas desenvolvam algo pensando nas futuras gerações. O EDEA sintetiza todo o trabalho que é realizado ao longo do ano em cada escola lindeira”, salienta.
Maia ressalta que a missão da Engie, neste processo, é de engajar mais pessoas para protagonizar ações positivas e sustentáveis nas comunidades onde a usina atua.
Mostra Fotográfica
Oitenta e três professores de nove municípios lindeiros participaram da atividade. Foram 11.957 curtidas e votos e, as 20 fotos mais votadas, estiveram expostas no evento.
Entre as 20 fotos, as três melhores foram premiadas: a da professora Claudia Bodanese Oliboni, da E.E.E.B. Barragem do Rio Passo Fundo pertencente ao município de Entre Rios do Sul. Também a foto da professora, Andressa Tomasini, E.M.E.F. Dr. Darville Dall'Oglio do município de Jacutinga. E a professora, Arlete Makoski, da E.M.E.F. Alberto Torres, de Pontão.
Concurso de Vídeo
A criatividade também esteve presente nos vídeos. Nove grupos, representando os municípios lindeiros à usina, foram os finalistas. Destes, três deles foram escolhidos como os vencedores. A E.M.E.F. Mário Quintana, do município de Cruzaltense, com o título “Brinquedos Recicláveis” dos alunos: Ana Júlia Granzoto, Gabrielly Fernanda Avozani, Janieli Bolis Lopes, Vanessa Santa Catarina e Jeisiane Júlia Pasa.
Outro material escolhido é do município de Jacutinga, da E.E.E.B. Érico Veríssimo, com o título “Sustentabilidade”, dos alunos Ketlyn Kauane Oelke, Cauê Júlio Oziemblowski, Natan Ferreira Soares, João Gabriel Risson e João Pedro Lodéa.
O terceiro vídeo escolhido foi do município de Três Palmeiras, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco, sob o título “Transformando desperdício em sustentável”, dos alunos Alessandra Auler Pidt, Vinicius Auler Pacheco, Guilherme Faleguski e Maria Clara Rodrigues da Silva.
As atividades, da entrega da premiação aos vencedores, palestra e roda de conversa, aconteceram no Centro de Cultura de Entre Rios do Sul/RS.