PRIMEIRO SEMESTRE

Educação de Aratiba avalia primeiros resultados do Sistema Maxi de Ensino

A secretária Neusa Carniel Bevilaqua presidiu o encontro que avaliou o primeiro semestre com o novo sistema.

Por Redação Publicado em 16/07/2025 08:35 - Atualizado em 16/07/2025 09:41

Os gestores e professores da Rede Municipal de Ensino de Aratiba participaram de um importante encontro pedagógico com o assessor do Sistema Maxi de Ensino Victor Caglioni. A reunião teve como foco a análise dos primeiros resultados da avaliação aplicada por meio do novo sistema, implementado no município em março deste ano. O momento foi considerado estratégico para refletir sobre o desempenho dos estudantes e traçar novos caminhos para o ensino, diz a secretária de Educação, Neusa Carniel Bevilaqua.

Durante o encontro, os dados avaliativos revelaram avanços significativos na aprendizagem dos alunos. Os resultados indicam que, mesmo com o pouco tempo de implantação do sistema, já é possível observar melhorias no rendimento acadêmico. Por outro lado, a avaliação também apontou habilidades que ainda precisam ser retomadas e fortalecidas ao longo do ano letivo, o que demonstra a importância de um acompanhamento contínuo e detalhado do processo educativo.

O Sistema Maxi de Ensino é uma proposta educacional que oferece um conjunto integrado de materiais didáticos, formações para professores, avaliações diagnósticas e acompanhamento pedagógico. Seu objetivo é proporcionar uma educação mais estruturada e eficiente, baseada em uma metodologia que valoriza a aprendizagem progressiva, o protagonismo do aluno e o suporte constante ao docente. Utilizado em diversas redes de ensino pelo país, o sistema visa alinhar os conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo para uma formação mais equitativa e de qualidade.

A secretária Neusa Carniel Bevilaqua diz que para a Rede Municipal de Educação de Aratiba, a adoção do Sistema Maxi representa um passo importante na busca pela excelência educacional. Segundo ela, o trabalho em parceria com o assessor pedagógico e o envolvimento dos professores têm sido fundamentais para garantir que os recursos e estratégias do sistema sejam bem aproveitados em sala de aula.

A avaliação recente, nesse sentido, não apenas orienta as próximas ações, mas fortalece o compromisso coletivo com a aprendizagem dos alunos.

Com base nos dados coletados e nas discussões realizadas, a rede já começa a planejar intervenções pedagógicas mais eficazes para os próximos meses. A expectativa é de que, com a continuidade do trabalho colaborativo e a consolidação do Sistema Maxi, a educação em Aratiba siga avançando, promovendo melhores oportunidades de ensino e aprendizagem para todos os estudantes da rede municipal.