Educação de Erechim promove capacitação para cozinheiros e motoristas escolares

Profissionais recebem formação em temas como relações humanas, boas práticas alimentares e legislação sanitária.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 31/07/2025 15:25 - Atualizado em 31/07/2025 15:29

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Erechim, em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR, promove uma capacitação para cozinheiros(as) das escolas municipais e motoristas do transporte escolar.

Os conteúdos são específicos para cada função. Os motoristas participam de atividades voltadas ao autoconhecimento, trabalho em equipe, resolução de conflitos e relações interpessoais. Já os profissionais da cozinha escolar recebem formação sobre saúde do trabalhador, higiene, manejo de resíduos, conservação de alimentos, rotulagem, microbiologia e boas práticas, além de atualizações na legislação.

Participantes elogiaram o curso, destacando o aprendizado e a oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

O motorista Márcio Barbosa comenta que esse curso fez com que refletisse e reconhecesse seus próprios sentimentos, pensamentos, valores e comportamentos, para entender como eles influenciam suas ações e decisões. “É como se você estivesse se observando de fora, para entender melhor o seu ‘eu’ interior. É um processo de descoberta e compreensão de si mesmo”, afirma.

As cozinheiras Marlei Lopes e Vilsa dos Santos manifestam que estão aprendendo muito com o curso e que mesmo com experiência de anos, puderam aprender coisas novas que ajudarão com o preparo das refeições aos estudantes. O cozinheiro Lucas Kriger complementa dizendo que o curso enfatiza alguns saberes já adquiridos, mas também, traz informações novas, pois a legislação está sempre sendo atualizada. “A abordagem do curso está sendo bastante clara, possibilitando que repassemos essas informações aos nossos colegas e assim, melhorarmos para as nossas crianças”, afirma.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, reforçou a importância dessas formações contínuas para qualificar ainda mais o atendimento na rede municipal.“Estamos ofertando diversas formações para os funcionários, servidores e professores. Todos têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento, esses momentos contribuem com o crescimento profissional e pessoal e isso qualifica ainda mais o atendimento na Educação”, conclui.