Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Integrantes da equipe de basquetebol em cadeiras de rodas com alunos do Curso de Educação Física
Educação

Educação Física da URI conclui treinamentos de basquetebol em cadeira de rodas

A oficina é desenvolvida em parceria com a ADAU/Erechim e conta com 17 participantes com deficiência física apaixonados pelo basquete em cadeira de rodas.

Secom URI
por  Secom URI
02/01/2024 11:34 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Educação Física da URI encerrou em meados de dezembro as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “ Educação Física e o Paradesporto”, que contemplou oficinas de basquete em cadeira de rodas.

A atividade de basquete em cadeira de rodas (BCR) é desenvolvida pelo professor Bruno Felipe Assoni Faleiro e busca estimular o gosto pelo basquetebol, desenvolver a melhora do condicionamento físico dos participantes, melhora da técnica e tática, estimulando a socialização, a autonomia, entre tantos outros aspectos.

A oficina é desenvolvida em parceria com a ADAU/Erechim e conta com 17 participantes com deficiência física apaixonados pelo basquete em cadeira de rodas. Este projeto está no seu oitavo ano e possibilita a integração do ensino, pesquisa e extensão, pois há estagiários dos Cursos de Psicologia, Nutrição e Educação Física, bolsistas de iniciação científica nas áreas de nutrição e educação física que, no segundo semestre, contou com a participação de uma turma do curso aplicando sessões de treinamento para o grupo.

A URI, por meio dos projetos desenvolvidos pelos seus cursos, está tendo um olhar voltado para a comunidade, promovendo o ensino de qualidade, possibilitando aos acadêmicos essa interação e integração com as diferentes realidades e estimulando o conhecimento científico.

Treinamentos são realizados no Ginásio Poliesportivo da Universidade

Para a professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, “esses projetos permitem aos acadêmicos momentos diferenciados na sua formação”. Para a bolsista Ionara Mattia, “a participação no grupo de BCR tem sido uma experiência incrível. A equipe representa superação e inclusão, e o papel como bolsista vai além dos treinos, envolvendo aprendizado e colaboração. A dinâmica do basquete sobre rodas ensina sobre trabalho em equipe, solidariedade e respeito à diversidade. Essa experiência enriquece minha perspectiva e contribui para o meu crescimento profissional e pessoal.”

O projeto desenvolvido pela URI almeja novos desafios para 2024, como amistosos com outras equipes do Sul do Brasil e a participação de novos integrantes buscando trazer novos adeptos a este esporte.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE