Educação

Educação Física da URI encerra II Fórum de Políticas Públicas na Saúde, Esporte, Cultura e Lazer

O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos momentos diferenciados na rotina acadêmica, com palestras e mesas redondas

Por Assessoria URI Publicado em 28/06/2023 14:50 - Atualizado em 03/06/2024 11:52

O Curso de Educação Física da URI promoveu, de 19 a 23 de junho, o II Fórum de Políticas Públicas na Saúde, Esporte, Cultura e Lazer. O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos momentos diferenciados na rotina acadêmica, com palestras e mesas redondas relacionando os temas que envolvem as referidas temáticas.

O encontro fez parte das disciplinas de Educação Física na Saúde Pública e Educação Física, Esporte, Cultura e Lazer, Políticas Públicas e Empreendedorismo, ministradas pelas professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Auria de Oliveira Cordeiro Coldebella.

A programação do Fórum foi desenvolvida pelos acadêmicos e se constituiu numa ação desafiadora, com a escolha dos temas e palestrantes que pudessem contemplar as disciplinas, além de toda a organização do evento e do I Salão Científico, que possibilitou uma experiência ainda maior com as demandas da comunidade.

A palestra de abertura foi com o professor Eduardo Garcia Lima e abordou o Papel do Profissional de Educação Física no contexto hospitalar. Ressaltou que a pesquisa oportunizou o seu ingresso nesse espaço de atuação, bem como a busca constante pelo conhecimento. 

Ainda nesta noite estiveram presentes profissionais da área da Saúde para uma mesa redonda sobre Cuidados Paliativos, com o médico José Felipe Juchen, a psicóloga Mariana Mari, a nutricionista Vivian Zanardo, a odontóloga Samara Andreolla, a enfermeira Luana Ferrão, o fisioterapeuta Diogo Tápia, o farmacêutico e Coordenador do Curso de Biomedicina, Luiz Carlos Chicota, todos professores da URI, e o profissional de Educação Física Eduardo Lima, tendo como mediadora a professora Cibele Manfredini.

Os debatedores destacaram que é muito importante falar mais sobre esse tema que é tão delicado e que precisa desse olhar interdisciplinar. Todos ressaltaram que é preciso desenvolver cuidados durante toda a vida, mesmo sabendo que todos têm um fim, e isso só é possível quando é quebrado o tabu de falar sobre a morte.

O esporte da base ao rendimento contou com uma mesa redonda onde participaram as equipes técnicas das duas equipes que são destaque no cenário brasileiro de futebol e futsal, o Ypiranga Futebol Clube e do Futsal do Atlântico. Estavam presentes o técnico Paulinho Sananduva, o preparador físico Tales Magnhabosco e o fisioterapeuta Cirineu Araldi, do Futsal, e pelo Ypiranga, o técnico Luizinho, o preparador físico Polaco, o médico Marcos Busetto e a nutricionista Janine Martinazzo, o gerente de Esportes do Ypiranga, Fárnei Coelho, tendo como mediador o professor Elton Dalla Vecchia que também é gerente de esportes do Atlântico.

Os profissionais relataram um pouco sobre as suas experiências atuando nos respectivos clubes, a importância do esporte para a vida deles, bem como o papel da base e uma boa iniciação esportiva para que seja possível incentivarmos mais a prática dos esportes e que a formação acadêmica busca sempre por novos conhecimentos e é essencial para um bom profissional na área esportiva.

Na quarta-feira, 21, a Inovação e o empreendedorismo foram os temas da primeira mesa redonda com a professora Jessie Carvalho Bruhn, Jessica Mattana, do INOVA/RS, com a mediação da professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga. O destaque foi para as inovações na área da Saúde e os programas que estimulam a inovação nas diferentes áreas.

Na sequência, ocorreram as palestras sobre empreendedorismo no esporte, cultura e no lazer e que fizeram parte de uma mesa redonda com a presença de Cristiane Possamai (SESI/CMD), Eduardo Ferreira (Invernada dos Macacos/Machadinho); Emanuele Menegatti (Presidente do Pé no Pedal), e Arthur dos Santos (produtor No Name Class). 

Eles destacaram que é preciso ter muita determinação e disciplina para ser um empreendedor na área desportiva, de lazer e cultura e os profissionais de Educação Física que gostam dessas áreas têm muito espaço para atuarem, mas é preciso dedicação e vontade para trabalhar.

Para incrementar ainda mais o Fórum, ocorreram os minicursos realizados na quinta-feira, 22, e que atenderam a iniciação esportiva, ministrado pelo professor Edenir Serafini, e as Práticas Integrativas do SUS (PICS) com Acupuntura, ministrado pela fisioterapeuta Fernanda Colussi, e Yoga, ministrado pela professora Fabrine Baldissera. Essas vivências práticas proporcionam aos acadêmicos momentos diferenciados em sua formação e com o foco para as atividades que são desenvolvidas na atenção primária na rede pública.

Na sexta-feira, 23, Dia Olímpico, a programação fechou com as palestras com o Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt, que falou sobre o Espírito Olímpico e Pierre de Coubertin, e Luis Rolim, também do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, que falou sobre o Legado Olímpico Rio 2016: a experiência dos Guardiões.

O Fórum também contou com o I Salão Científico, onde os acadêmicos puderam apresentar seus trabalhos de pesquisa, como relatos de experiência, estudos de revisão e pesquisas de campo, no formato de resumos.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados