Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Educação Física da URI retoma atividades com soldados do Corpo de Bombeiros de Erechim

Os meses de março e abril foram e estão sendo de trabalho intenso para os envolvidos no projeto de extensão “Corpo de Bombeiros Militar de Erechim no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim.

Secom URI
por  Secom URI
20/04/2023 09:56 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Os meses de março e abril foram e estão sendo de trabalho intenso para os envolvidos no projeto de extensão “Corpo de Bombeiros Militar de Erechim no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim.

No mês de março foram realizadas as avaliações diagnóstica, física e funcional com os soldados. As avaliações aconteceram nos Laboratórios, na Sala de Musculação e no Ginásio de Esportes da Universidade. Foram realizadas medidas antropométricas e de mobilidade articular, além de avaliados os componentes da aptidão física relacionados à saúde (endurance muscular, força isométrica, flexibilidade, agilidade, velocidade, potência e aptidão cardiorrespiratória).

Os acadêmicos do Curso de Educação Física (Turmas 2020 e 2021) foram os responsáveis pela aplicação da bateria de testes, acompanhados pelas Professoras Adriane Carla Vanni e Mari Lúcia Sbardelotto.

Para a Professora Adriane Carla Vanni, “por meio das avaliações realizadas, vamos conseguir orientar de uma forma mais adequada, resultando, assim, em benefícios na promoção da saúde de nossos Bombeiros”.

Logo após as avaliações iniciaram as atividades práticas, que acontecem semanalmente, quer seja na sede da corporação do Corpo de Bombeiros (Sala de Musculação/Piscina), Sala de Musculação, Laboratórios e Vila Olímpica da Universidade e atividades aquáticas no Clube Atlântico.

Para a Professora Mari Lúcia Sbardelotto, “o projeto possibilita a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, a curricularização da extensão proporciona aos acadêmicos o contato com realidades diversas e a aplicação de conhecimentos específicos, ressaltando o protagonismo e a colaboração da URI Erechim como Universidade Comunitária visando o desenvolvimento regional”.

O Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, coordenador do projeto, salienta: “Contamos com um trabalho de cooperação entre os bombeiros, acadêmicos e professores do curso. O comprometimento e responsabilidade de todos neste projeto são determinantes para o seu sucesso”.

Para o bolsista de Extensão do Curso de Educação Física, Diogo Augusto Dallazen, “a participação em projetos de extensão possibilita compreender as dimensões da universidade, gerando conhecimento e promovendo atividades que melhorem a qualidade de vida da sociedade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE