Educação Infantil de Erechim é destaque em congresso nacional com projetos sobre natureza e infância

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, Luciana Schneider, participou do evento apresentando dois trabalhos que evidenciam o compromisso da escola com uma educação viva, sensível e conectada à natureza.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em 07/10/2025 17:13 - Atualizado em 07/10/2025 17:17

A Educação Infantil de Erechim foi representada com excelência no Congresso Nacional de Educação – CONEDU, realizado no último final de semana em Olinda (PE). A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, Luciana Schneider, participou do evento apresentando dois trabalhos que evidenciam o compromisso da escola com uma educação viva, sensível e conectada à natureza.

Na modalidade comunicação oral, Luciana apresentou o estudo intitulado “Biofilia na Educação Infantil: cultivando o amor à vida desde a primeira infância em uma escola municipal de Erechim (RS)”. O trabalho mostra como o cotidiano da EMEI Maria Clara é repleto de experiências que fortalecem o vínculo das crianças com a natureza, despertando nelas a curiosidade, o cuidado e o respeito por todas as formas de vida.

A diretora também participou da exposição de pôsteres, onde destacou práticas pedagógicas investigativas, que promovem o encantamento, a observação e o protagonismo infantil — elementos que têm se tornado referência no trabalho da escola.

Além das apresentações, Luciana participou de palestras e debates com autores nacionais e internacionais, ampliando o repertório de práticas inovadoras e reflexivas que poderão ser compartilhadas com os educadores da rede municipal de Erechim.

“É uma imensa alegria representar a Educação de Erechim e a EMEI Maria Clara em um evento de tamanha relevância para a educação brasileira. Levar o conceito da biofilia para a Educação Infantil é compartilhar o amor por aprender com e na natureza, reafirmando o compromisso de fazer desse vínculo com a vida a essência da nossa prática diária”, destacou a diretora.

A participação da escola no CONEDU reforça o reconhecimento das experiências educativas potentes e transformadoras desenvolvidas com dedicação pela equipe da EMEI Maria Clara, inspirando outras instituições a olhar para a infância com mais sensibilidade, afeto e respeito ao tempo de cada criança.