Cidade
EGR divulga balanço da operação de Páscoa nas estradas gaúchas
401 mil veículos passaram pelas praças de pedágio nos quatro dias da operação.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio da Gerência Operacional (Goper), divulgou o balanço da operação de Páscoa nas rodovias administradas. Conforme o levantamento, 401 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR entre quinta (28) e domingo (31/03). O fluxo foi 4,9% superior ao registrado no feriado do ano passado e 12,19% maior do que o registrado em dias normais, correspondendo a aproximadamente 43,6 mil veículos a mais circulando pelas rodovias.
A ERS-239, rodovia que liga a Região Metropolitana da Capital, os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, o Litoral e a região das Hortênsias, consumou o maior fluxo neste feriadão de Páscoa. Segundo a Goper, 88 mil veículos passaram pela praça de pedágio de Campo Bom.
Na Serra Gaúcha, tradicional destino de turistas nesta época do ano, 48,7 mil veículos transitaram na região por meio da ERS-115, na praça de Três Coroas. Na ERS-235, foram 25,5 mil pela praça de pedágio de Gramado e mais 21 mil pela praça de pedágio de São Francisco de Paula.
Outra rodovia bastante movimentada foi a ERS-040, uma das principais vias que liga a Região Metropolitana da Capital ao Litoral Norte, com 73 mil veículos se deslocando pelo pedágio em Viamão, fluxo 14,7% maior que no feriado de Páscoa de 2023. Na ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, interligando os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, Serra e Hortênsias ao Litoral Norte, foram 38,1 mil veículos cruzando o pedágio em Santo Antônio da Patrulha.
No âmbito dos serviços oferecidos pela EGR aos usuários, o resgate e socorro médico 24 horas por meio das ambulâncias prestaram 20 atendimentos médicos, enquanto os guinchos realizaram 33 socorros, com destaque para o atendimento de veículos com problemas mecânicos. Além disso, por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR, foram atendidas 372 ligações de usuários solicitando informações e serviços.
Para o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, ações como o fortalecimento das equipes próprias e terceirizadas, assim como o reforço do grupo de trabalho, somada à expertise da EGR, foram essenciais para agilizar o atendimento e auxiliar na mobilidade dos gaúchos. “Colocamos o contingente de trabalho da EGR à disposição de todos para que o resultado operacional ocorresse dentro do planejado”, ressaltou o dirigente.
SERVIÇOS DA EGR NAS RODOVIAS:
Serviço de Ambulância: Os serviços de ambulâncias abrangem 630 km de rodovias em 10 praças de pedágio. As equipes prestam resgate e socorro médico 24 horas por dia. Para acionar o serviço, disque 0800 0090 192.
Guinchos nas rodovias: Neste período de grande fluxo nas estradas, os guinchos para atendimento poderão ser acionados pelo telefone 0800 648 3903. A EGR também mantém convênio com bombeiros voluntários de vários municípios.
Estrutura de parada e atendimento: A EGR oferece estrutura com sala de atendimento, sanitários e fraldário para gerar mais conforto para as famílias. Caso precise utilizar, procure pela equipe da EGR e faça uma boa viagem.
Pistas com identificação automática de veículos (AVI): A EGR possui pistas com AVI em cada praça de pedágio para contemplar os motoristas que possuem tag de cobrança automática.
Tráfego em Tempo Real: Para o motorista ficar bem informado, a EGR disponibiliza um serviço para o acompanhamento do tráfego de veículos nas praças de pedágio em tempo real. Para acessar, basta clicar no link https://www.egr.rs.gov.br/em-tempo-real.