Cidade
EGR divulga balanço do Feriado de Tiradentes
380 mil veículos passaram pelas praças de pedágio nos três dias da operação
Mais de 380 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR entre sexta-feira (21.04) e domingo (23.04), informa a Gerência Operacional (Goper) da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O fluxo neste feriadão de Tiradentes foi 7% superior ao registrado em dias normais. Isso corresponde a aproximadamente 23,8 mil veículos a mais circulando pelas rodovias durante todo o feriado.
A ERS-239 – rodovia que liga a Região Metropolitana da Capital, os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, o Litoral e a região das Hortênsias –, teve a maior intensidade de fluxo deste feriadão. Conforme a Goper, 93,4 mil veículos passaram pela praça de pedágio de Campo Bom, 12% a mais comparado com dias normais.
As rodovias que registraram maiores aumentos no movimento foram a ERS-235, na praça de pedágio de Gramado e a ERS-115, na praça de pedágio de Três Coroas, com 35% acima em ambas. Outras rodovias bastante movimentadas foram a RSC-453, no pedágio de Boa Vista do Sul, com 26% acima do previsto, e a ERS-235, em São Francisco de Paula, com 23%.
Na ERS-040, uma das principais vias que liga a Região Metropolitana da Capital ao Litoral Norte, e na ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, o fluxo foi em média 18,5% abaixo do que em comparação com finais de semana normais.
O balanço do feriado nas rodovias administradas contemplou o fortalecimento das equipes próprias em serviços nos trechos rodoviários, além de disponibilizar uma segunda ambulância com equipe médica na ERS-040. Com isso, ao todo, o resgate e socorro médico 24 horas em todas as rodovias prestou 24 atendimentos médicos.
No mesmo período, houve 25 atendimentos realizados pelos guinchos, cujas atividades de maior demanda foram para o atendimento a veículos com problemas mecânicos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR foram atendidas 220 ligações de usuários solicitando informações e serviços.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, a empresa movimentou todo o seu contingente de trabalho para evitar transtornos aos usuários, bem como para viabilizar uma viagem mais segura e com menor risco de acidentes. “Além de nos preocuparmos com a manutenção das nossas estradas, prezamos, principalmente, pelo bem-estar dos motoristas que circulam pela nossa malha viária. Por isso, montamos uma operação estratégica, justamente para que a população recebesse todo o atendimento devido caso necessário", frisou o dirigente.
Serviços da EGR oferecidos nas rodovias:
Serviço de Ambulância: Os serviços de ambulâncias abrangem 630 km de rodovias em 10 praças de pedágio. As equipes prestam resgate e socorro médico 24 horas por dia. O trabalho fica a cargo da Transul Emergências Médicas. Para acionar o serviço, disque 0800 0090 192.
Guinchos nas rodovias: Neste período de grande fluxo nas estradas, os guinchos para atendimento poderão ser acionados pelo telefone 0800 648 3903. A EGR também mantém convênio com bombeiros voluntários de vários municípios.
Estrutura de parada e atendimento: Em todas as rodovias, a EGR oferece estrutura com sala de atendimento, sanitários e fraldário para gerar mais conforto para as famílias. Caso precise utilizar, procure pela equipe da EGR e faça uma boa viagem.
Tráfego em Tempo Real: Para o motorista ficar bem informado, a EGR disponibiliza um serviço para o acompanhamento do tráfego de veículos nas praças de pedágio em tempo real. Para acessar, basta clicar no link https://www.egr.rs.gov.br/em-tempo-real