Educação

Egressa da Fisioterapia da URI Erechim palestra sobre a Inteligência Artificial voltada à ergonomia

Géssica Del Agostini ressaltou a importância da educação continuada para a vida profissional

Por Secom URI Publicado em 22/04/2024 11:00 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Considerando o cenário atual para as novas tecnologias, em especial o uso da inteligência artificial em diversos cenários de atuação, o Curso de Fisioterapia da URI Erechim recebeu, no dia 8 de abril, a egressa Géssica Del Agostini durante o Núcleo de Estudos em Fisioterapia. Na ocasião, ela abordou o impacto da inteligência artificial (IA) na gestão integrada de ergonomia, com foco em sua experiência na Cooperativa Aurora, que atua na manufatura de carne suína e de frango em Santa Catarina. Discorreu, também, sobre as ferramentas utilizadas para evidenciar os panoramas ergonômicos e possíveis atuações corretivas nas diversas etapas de produção, desde o recebimento da matéria-prima até a dispensação do produto final.

No início da palestra, Géssica fez uma breve apresentação de sua trajetória, ressaltando a importância da educação continuada, citando os diversos cursos de pós-graduação que finalizou e outros que estão em andamento, bem como do trabalho multiprofissional, essencial para a implementação de boas práticas em uma empresa frigorífica.

Sobre o uso da inteligência artificial, a palestrante explicou que não é apenas uma questão de facilitar e agilizar as ações, mas principalmente de atuar na preservação da saúde do trabalhador, nos aspectos físico, psíquico e ambiental, o que acaba resultando em eficiência e produtividade para a empresa.

Por fim, a fisioterapeuta mencionou um caso de parceria emergencial com uma empresa para redesenhar equipamentos de desossa, adaptando-os para uso feminino e reduzindo a necessidade de força aplicada. Ela também destacou a possibilidade de conduzir pesquisas, mesmo no ambiente de trabalho, como o uso de eletromiografia para analisar a atividade muscular dos funcionários, em especial na variável força. Nesse caso, a partir das análises dos resultados, é possível adaptar postos de trabalho, minimizando a fadiga muscular.



Conteúdo relacionado