Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Egressa da UFFS publica livro baseado em seu TCC

Pesquisa de Camila De Paris, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, analisou ação pedagógica da escola ninja contida no mangá “Naruto”.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
07/05/2021 11:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mangá “Naruto”, sucesso do japonês Masashi Kishimoto, serviu de objeto de pesquisa para Camila De Paris, egressa do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Agora, o estudo virou livro. “Esse é meu jeito ninja?” (Editora Aprris) será lançado no dia 19 de maio, às 19h30, no YouTube (https://youtu.be/thRpQ34FM5c).

Imagem/ Acervo pessoal

Na obra, a egressa da UFFS busca interpretar a ação pedagógica contida na escola ninja do mangá, enquanto instituição social que tem por atribuição produzir o habitus social do estudante. Para isso, Camila utiliza o livro “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino”, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron. A autora analisou 21 capítulos da primeira parte de “Naruto”.

O desafio foi apresentar uma pesquisa que representa um exercício sociológico, usando um objeto empírico para transformá-lo em um objeto de estudo, possibilitando que o conhecimento científico ultrapasse os muros da academia e permita seu acesso, e sobretudo sua compreensão, para a sociedade de um modo mais amplo – comenta Camila, que foi orientada, em seu TCC, pelos professores Clóvis Schmitt Souza e Gustavo Giora.

Camila, formada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), resolveu estudar Ciências Sociais após conhecer o curso da UFFS.

Minha graduação em Ciências Sociais me proporcionou muitos aprendizados. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica, o que me possibilitou ensinamentos de extrema relevância. Estudar na UFFS, uma instituição pública, popular e de qualidade, me oportunizou chegar até aqui e saber que posso ir muito mais além – conclui a pesquisadora.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Esse é meu jeito ninja?”, de Camila De Paris

Quando: 19 de maio, às 19h30

Onde: https://youtu.be/thRpQ34FM5c

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE