Egresso da URI compartilha trajetória internacional com acadêmicos de Fisioterapia

Dechristian Barbieri, pesquisador nos EUA, participou de videoconferência promovida pelo Núcleo de Estudos em Fisioterapia e incentivou estudantes a investirem na formação desde os primeiros semestres.

Por Redação/Ascom URI Publicado em 29/09/2025 14:38 - Atualizado em 29/09/2025 14:40

O Núcleo de Estudos em Fisioterapia da URI promoveu, na terça-feira (23), uma videoconferência com o egresso do curso, Dechristian França Barbieri, que falou diretamente da Clemson University, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele compartilhou com os acadêmicos sua trajetória desde a graduação até a consolidação da carreira internacional como pesquisador e profissional da saúde.

Durante a palestra, Barbieri relatou os desafios enfrentados ao longo do caminho e as conquistas alcançadas por meio do envolvimento em atividades acadêmicas e científicas. Ele destacou a importância de começar cedo a escrever artigos, participar de monitorias, congressos e grupos de pesquisa, além de investir continuamente na formação por meio de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Outro ponto central da conversa foi a relevância das experiências internacionais na formação acadêmica e profissional. Segundo ele, intercâmbios em países como Suécia, Canadá e Estados Unidos foram fundamentais para ampliar horizontes, agregar conhecimento e fortalecer sua atuação na área da Fisioterapia.

Atualmente, Dechristian atua como professor pesquisador na Clemson University, na cidade de Clemson, e também integra a equipe do Prisma Health Hospital, em Greenville (EUA). Ele ressaltou que, embora algumas ações durante a graduação possam parecer pouco significativas no início, com o tempo elas se revelam essenciais para superar os desafios da carreira.

Mesmo sendo realizado de forma virtual, o evento teve como objetivo principal inspirar os estudantes da URI a aproveitarem as oportunidades desde os primeiros semestres, projetando sua formação para além das fronteiras locais.

Para a coordenadora do curso, professora Janesca Mansur Guedes, “com iniciativas como essa, o Núcleo de Estudos em Fisioterapia reafirma seu compromisso em aproximar egressos e acadêmicos, fomentando a troca de experiências e fortalecendo a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios contemporâneos da área da saúde”.