Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NOAA
Rio Grande do Sul

El Niño chega ao redor de seu pico de intensidade e começar a enfraquecer

Episódio do fenômeno El Niño de 2023-2024 está em torno do seu pico de intensidade e começa a enfraquecer

MetSul
por  MetSul
12/12/2023 19:53 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O fenômeno El Niño está ao redor do seu pico, mas ainda não é possível determinar que tenha atingido o seu máximo de intensidade neste evento de 2023-2024, embora seja possível que tenha ocorrido. Isso porque as anomalias de hoje estão perto do máximo já observado neste evento e, por flutuações semanais, há possibilidade ainda de o pico observado ser novamente alcançado ou superado até o começo de janeiro.

O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos, publicado nesta segunda-feira, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,9ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste.

Conforme o boletim de hoje, a anomalia no Pacífico Centro-Leste está apenas 0,2ºC abaixo do pico de 2,1ºC de 22 de novembro, que pode ter sido o máximo deste evento do El Niño de 2023-2024, mas ainda não é possível dizer definitivamente que se tratou do pico.

O El Niño neste momento não é tão intenso quanto outros eventos nesta época do ano, mostram dados semanais da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos. No final de 1982, no Super El Niño de 1982-183, a anomalia no Pacífico Centro-Leste chegou a +2,6ºC ao redor do Natal. No fim de 1997, no Super El Niño de 1997-1998, a anomalia bateu em +2,3ºC. Já no Super El Niño de 2015-2016, a maior anomalia em dezembro de 2015 foi de 2,5ºC, após ter alcançado +3,0ºC em semana de novembro daquele ano. 

Com base no índice ONI (Oceanic Niño Index), mantido pela NOAA, que é a referência para análise trimestral das condições do Pacífico ao usar anomalias da região Niño 3.4 (Pacífico Equatorial Centro-Leste), o atual evento de El Niño ainda não teve um trimestre em condições de Super El Niño e dificilmente deve ter.

Veja a reportagem completa: https://metsul.com/el-nino-de-...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE