Política
Eleitos nas eleições 2022 do RS, serão diplomados nesta segunda-feira (19)
O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), o seu vice, Gabriel Souza (MDB), o senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), e os 31 deputados federais e os 55 estaduais receberão o documento.
Ocorre nesta segunda-feira a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições 2022 pelo Rio Grande do Sul. O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), o seu vice, Gabriel Souza (MDB), o senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), e os 31 deputados federais e os 55 estaduais receberão o documento, que confirma a vitória nas urnas.
Com o ato, a Justiça Eleitoral atesta efetivamente quem são os eleitos e seus suplentes, ficando oficialmente habilitados a exercerem os mandatos que iniciam com a posse em 1º de janeiro de 2023. Além deles, apenas os dois suplentes do cargo de senador receberão diplomas na cerimônia. Os demais deverão retirar o documento físico no TRE posteriormente.
A cerimônia será conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch. Na ocasião, estão previstas as manifestações apenas de Moesch e de Eduardo Leite. A solenidade ocorrerá, a partir das 17h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
A diplomação terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, seus canais oficiais e pelo YouTube do tribunal regional.