Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Em 50 dias SC registra 326 mortes de macacos com suspeita de febre amarela

Número de casos é quase o total do registrado em todo o ano passado.

NSCTotal
por  NSCTotal
18/02/2020 22:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Chegou a 326 o número de macacos encontrados mortos com suspeita de febre amarela em Santa Catarina nas primeiras semanas do ano, informou nesta segunda-feira (17) a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Os casos ocorreram em 34 cidades catarinenses num período de 50 dias, entre 29 de dezembro de 2019 e 17 de fevereiro de 2020. Os macacos não transmitem a doença, mas a morte deles indica a presença do vírus.

Macaco encontrado morto em Morro da Fumaça, no ano passado(Foto: Gerencia Regional de Saúde de Criciúma, Divulgação)

O número corresponde a quase o total de casos registrados em todo o ano passado, quando houve 353 mortes de macacos com suspeita da doença. Comparado ao mesmo período do ano anterior, que somou 32 mortes, o crescimento é de mais de 10 vezes.

As notificações dos óbitos desses macacos estão concentradas nas regiões de saúde do Planalto Norte, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Dos 326 macacos encontrados mortos, oito já tiveram a confirmação de morte por febre amarela, 114 casos estão em investigação, em 202 a causa é indeterminada, e em outros dois casos a morte por febre amarela foi descartada, informou ainda a Dive-SC.

Conforme a Dive-SC, o salto no número de macacos encontrados mortos demonstra que o vírus da febre amarela está em circulação no Estado e alerta para a necessidade de que as pessoas se vacinem, já que esta é a única forma de prevenir a doença em humanos.

Neste ano, três casos de febre amarela já foram confirmados em pessoas, nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. No ano passado, duas pessoas morreram em SC por conta da doença. 

Vacinação

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Todas as pessoas com mais de nove meses de idade devem receber a dose da vacina. No momento, a cobertura vacinal no Estado está em 85%, e o ideal é imunizar ao menos 95% da população dentro do público-alvo, conforme a Dive/SC.

Sintomas

A febre amarela é uma doença de evolução rápida. A contaminação resulta nos seguintes sintomas:

— febre de até sete dias de duração.

— dor de cabeça intensa.

— dor abdominal.

— manifestações hemorrágicas.

— icterícia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE