Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Em 72 horas chuva em SC atinge volumes esperados para todo o mês de janeiro

Defesa Civil aponta estragos em várias regiões e mantém alerta para risco de deslizamentos e alagamentos.

NSCTotal
por  NSCTotal
22/01/2021 16:16 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva registrada nos últimos três dias atingiu o volume médio que era esperado para todo o mês de janeiro em cidades de Santa Catarina. Foram registrados estragos, com alagamentos e deslizamentos, sobretudo em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. No Vale, o aumento do nível de rios deixou municípios em estado de ateção. Nesta sexta-feira (22), o Estado segue com alerta para risco de novos alagamentos e deslizamentos, já que a previsão aponta que a chuva deve continuar.

O Rio Itajaí-Açú, em Blumenau, segue em estado de alerta(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Segundo dados da Defesa Civil estadual, as cidades com maior acumulado de chuva nas últimas 72 horas foram Pomerode (198 mm) e Benedito Novo (188 mm), no Vale do Itajaí; Garuva (179 mm), no Norte; Timbó (177 mm), também no Vale; e Garopaba (173 mm), no Litoral Sul catarinense.

Em Timbó, no Vale, choveu 177 milímetros nas últimas 72 horas(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Outras cidades que registram volumes expressivos de chuva nos últimos três dias foram Papanduva (167 mm), no Norte, Florianópolis (166 mm), Bombinhas (163 mm), no Vale, e Schroeder (158,8 mm) e Barra Velha (150 mm), também no Norte.

Parque Henry Paul, em Timbó, às 8h desta quinta-feira (21)(Foto: Prefeitura de Timbó, Divulgação)

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, a média de chuva esperada para janeiro era entre 150 mm e 190 mm para a maioria das regiões do Estado, podendo chegar a um volume entre 200 e 250 milímetros na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

Equipes da Defes Civil atuam na Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, Lagoinha do Norte, em Florianópolis, na quinta (31)(Foto: Prefeitura de Florianópolis)

As chuvas intensas registradas nesta semana são atribuídas a uma área de baixa pressão e ao intenso transporte de umidade para o continente.

Alerta para risco de alagamentos e deslizamentos segue até sábado

Tanto a Epagri/Ciram quanto a Defesa Civil reforçaram nesta sexta-feira (22) o alerta para as chuvas intensas em Santa Catarina e para o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Conforme a Epagri/Ciram, chuva persistente deve seguir ao longo desta sexta do Planalto ao Litoral, especialmente no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE