Santa Catarina

Em 72 horas chuva em SC atinge volumes esperados para todo o mês de janeiro

Defesa Civil aponta estragos em várias regiões e mantém alerta para risco de deslizamentos e alagamentos.

Por NSCTotal Publicado em 22/01/2021 16:16 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A chuva registrada nos últimos três dias atingiu o volume médio que era esperado para todo o mês de janeiro em cidades de Santa Catarina. Foram registrados estragos, com alagamentos e deslizamentos, sobretudo em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. No Vale, o aumento do nível de rios deixou municípios em estado de ateção. Nesta sexta-feira (22), o Estado segue com alerta para risco de novos alagamentos e deslizamentos, já que a previsão aponta que a chuva deve continuar.

O Rio Itajaí-Açú, em Blumenau, segue em estado de alerta(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Segundo dados da Defesa Civil estadual, as cidades com maior acumulado de chuva nas últimas 72 horas foram Pomerode (198 mm) e Benedito Novo (188 mm), no Vale do Itajaí; Garuva (179 mm), no Norte; Timbó (177 mm), também no Vale; e Garopaba (173 mm), no Litoral Sul catarinense.

Em Timbó, no Vale, choveu 177 milímetros nas últimas 72 horas(Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Outras cidades que registram volumes expressivos de chuva nos últimos três dias foram Papanduva (167 mm), no Norte, Florianópolis (166 mm), Bombinhas (163 mm), no Vale, e Schroeder (158,8 mm) e Barra Velha (150 mm), também no Norte.

Parque Henry Paul, em Timbó, às 8h desta quinta-feira (21)(Foto: Prefeitura de Timbó, Divulgação)

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, a média de chuva esperada para janeiro era entre 150 mm e 190 mm para a maioria das regiões do Estado, podendo chegar a um volume entre 200 e 250 milímetros na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

Equipes da Defes Civil atuam na Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos, Lagoinha do Norte, em Florianópolis, na quinta (31)(Foto: Prefeitura de Florianópolis)

As chuvas intensas registradas nesta semana são atribuídas a uma área de baixa pressão e ao intenso transporte de umidade para o continente.

Alerta para risco de alagamentos e deslizamentos segue até sábado

Tanto a Epagri/Ciram quanto a Defesa Civil reforçaram nesta sexta-feira (22) o alerta para as chuvas intensas em Santa Catarina e para o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

Conforme a Epagri/Ciram, chuva persistente deve seguir ao longo desta sexta do Planalto ao Litoral, especialmente no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados