Mundo
Em Portugal, papa se reúne com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica
Em fevereiro, um relatório de uma comissão de especialistas independentes revelou que 4.815 menores foram vítimas de abusos sexuais por religiosos no país desde 1950
Em Lisboa, onde participa da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o Papa Francisco se reuniu, nesta quarta-feira (2), com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica em Portugal.
“O encontro aconteceu em um ambiente de escuta intensa e durou mais de uma hora”, afirmou Vaticano. Antes, em discurso, o papa disse que “a desilusão e aversão que muitos nutrem em relação à Igreja se deve, às vezes, ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma humilde e constante purificação, partindo do grito de sofrimento das vítimas, que sempre se deve acolher e escutar”.
Cerca de 80% dos habitantes de Portugal se definem como católicos. Em fevereiro, um relatório de uma comissão de especialistas independentes revelou que 4.815 menores foram vítimas de abusos sexuais por religiosos no país desde 1950. As agressões foram ocultadas pela cúpula eclesiástica de forma sistemática, segundo o documento.