Economia
Em SC: pacote com impacto bilionário nas contas públicas é aprovado sem discussão com a sociedade
Propostas do governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas não sofreram alterações por parte dos deputados
O pacotaço está aprovado. As matérias criam cargos, secretarias e concedem gratificações para os servidores públicos do Poder Executivo. O impacto orçamentário para 2022 passa de R$ 1,3 bilhão. Por falta de tempo, não há parecer sobre o impacto na Previdência estadual. A reportagem foi publica nesta terça-feira pelo site catarinense ND+.
Também foram aprovadas as matérias que concedem benefícios para servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e da própria Assembleia Legislativa. Somados, os impactos financeiros superam R$ 65 milhões em 2022. A única categoria que não conseguiu fazer avançar seu pleito foi a Defensoria Pública.
O pacotaço foi formatado em reunião da supercomissão de segunda-feira (20), que durou cinco hora.
“Tudo com responsabilidade”, diz Carlos Moisés sobre pacotaço
Na única declaração sobre o assunto, o governador Carlos Moisés (sem partido) afirmou que as propostas foram apresentadas “com responsabilidade”.
Entidades do setor produtivo reagiram com várias notas críticas ao pacotaço. O ex-governador Raimundo Colombo chamou o pacotaço de “impagável”.