Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Em SC técnicos da saúde discutem sobre lockdown de 14 dias no Estado

Encontro ocorre virtualmente às 14h; não há definição sobre como será conduzida a reunião

Diário Catarinense
por  Diário Catarinense
17/03/2021 07:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) nesta quarta-feira (17), data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A informação é do jornal Diário Catarinense. A reunião foi marcada para as 14h e ocorre no formato virtual.

A decisão proferida pelo juiz Jefferson Zanini, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis na última segunda-feira (15), determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo.

A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira (16) contra a decisão da Justiça. O órgão sustenta que a sentença "causa grave lesão à ordem administrativa" ao colocar sobre o Coes a responsabilidade das definições de fechamento, diz reportagem do jornal Diário Catarinense.

Se a Justiça negar o pedido do Estado, os integrantes do Coes, que até então eram responsáveis apenas por recomendar portarias e decisões, terão que definir as regras que vão nortear a abertura ou o fechamento das atividades por, pelo menos, duas semanas. Se o recurso não for julgado até esta quarta, a decisão também cabe ao Coes.

O que é o Coes?

O Coes foi estruturado em março de 2020, quando surgiram os primeiros casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em SC. O objetivo do grupo, ao ser criado, era de monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado, propor portarias, regramentos sanitários e soluções de combate à pandemia.

Outro aspecto que também cabe ao Coes é mapear as áreas de risco e elaborar planos de preparação e resposta ao coronavírus em Santa Catarina. O grupo é um dos responsáveis pela atualização semanal do mapa de risco, que mostra a situação da pandemia em cada região de SC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE