Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Em Severiano de Almeida, programa promove a saúde em sala de aula

Projeto vem sendo desenvolvido ao longo deste ano e seguirá com novas ações em 2023

Assessoria PM Severiano de Almeida
por  Assessoria PM Severiano de Almeida
30/06/2022 11:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Sabe aquela expressão, prevenir é melhor que remediar? Pois em Severiano de Almeida, isso é levado muito a sério. A prevenção a doenças é um dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pela Secretaria da Saúde do município e que vem sendo desenvolvido nas quatro escolas do município, sendo três delas municipais e uma estadual.

Para que fosse possível implementar o PSE nas salas de aula, foram apresentadas as 13 ações previstas no Programa aos diretores e responsáveis das instituições. Estes, junto aos professores, avaliaram a viabilidade de aplicação de cada projeto para o primeiro semestre de 2022.

Divulgação Prefeitura de Severiano de Almeida

As ações escolhidas, que já estão sendo desenvolvidas, são a da saúde bucal, com a dentista Angélica Fantin; a atualização e verificação da situação vacinal dos estudantes, com a técnica em enfermagem Marlei Andrioli e também a de conhecimento nutricional e segurança alimentar, com a nutricionista Marina Vendrame.

Para o segundo semestre, as ações previstas pela Secretaria quem levar informação sobre o vírus da Covid-19, que é uma questão obrigatória; educação sexual, direitos e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs); além de continuar o trabalho de verificação vacinal e a ação de saúde bucal; prevenção de acidentes, com participação da Polícia Rodoviária Federal; prevenção do consumo de bebida alcoólica, tabaco e drogas e também a ação de saúde ambiental, com foco na dengue.

Segundo a Responsável pelo PSE, Fabíula Palavicini, as ações voltadas à educação infantil serão diferentes. “As turmas da educação infantil irão trabalhar a prática de atividades físicas, desenvolvimento e lazer na escola. Neste ano não serão trabalhadas todas as 13 ações do PSE, porém, a Secretaria pretende aplicá-las no próximo ano”, conclui Fabíula.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE