Agro
Emater/RS-Ascar e Badesul fortalecem parceria
Acompanharam a reunião o gerente técnico estadual, Jaime Ries, e o extensionista responsável pelo Crédito Rural, Célio Colle.
Nesta quarta-feira (28/12), o presidente em exercício e o superintendente de Agronegócios do Badesul, Flavio Lammel e David Schwanke, estiveram na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, e foram recebidos pelo presidente e pelo diretor técnico, Christian Lemos e Alencar Rugeri. Entre os assuntos, foram avaliados importantes programas em andamento e futuros, como o projeto de Agricultura de Baixo Carbono e o Fundopem Irrigação, que receberão investimentos do Governo do Estado. Na ocasião também foi tratado da renovação do termo de parceria entre Emater/RS-Ascar e o Badesul. Acompanharam a reunião o gerente técnico estadual, Jaime Ries, e o extensionista responsável pelo Crédito Rural, Célio Colle.
“A visita também oportunizou alinharmos um formato de trabalho que possa conjugar esforços entre Emater e Badesul para desenvolver com mais celeridade as políticas públicas. Discutimos como a Emater pode trabalhar em conjunto com o Badesul, num projeto que vem sendo construído em parceria com a Embrapa, na área do Carbono”, destaca o presidente.
A temática das agroindústrias familiares também foi debatida no encontro, entre elas o Projeto de Lei 159/2020, do deputado Gabriel Souza, eleito vice-governador, que cria o programa de incentivo à cachaça da agricultura familiar, cria o selo da cachaça da agricultura familiar e o selo de revenda, formalizando os produtores de cachaça do RS através de agroindústrias. Também o projeto de biodigestores (PL 270/2019), idealizado pela Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, presidida na época pela deputada Zilá Breitenbach, que cria o Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização do Biogás e do Biometano (RS Gás).